Busca avançada
Ano de início
Entree

Secagem de tomates (Lycopersicon esculentum Mill): estudo de parâmetros com base na qualidade final

Processo: 98/04265-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2000
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Pesquisador responsável:Marlene Rita de Queiroz
Beneficiário:Gisele Anne Camargo
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Parâmetros   Secagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Parametros | Qualidade | Secagem | Tomates

Resumo

No mundo ocidentalizado o tomate ocupa um lugar proeminente entre as hortaliças cultivadas, sendo considerada aquela de produção e utilização universais. Segundo o Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária a perda média para a cultura do tomate, nas safras de 1991 e 1992, foi de 40,5%. Portanto a conservação pós-colheita do alimento é um importante fator de contribuição para aumentar o suprimento de alimentos, assim como evitar desperdícios, no caso de excesso de produção, além de agregar valor aos produtos agrícolas. Este trabalho tem o propósito de prestar contribuições ao esclarecimento de parâmetros importantes no processo de secagem de tomate, com base na avaliação da qualidade final do produto. Serão avaliados os efeitos dos fatores: variedade, geometria do fruto e temperatura de secagem. Análises preliminares de conteúdo de sólidos totais, acidez total e Brix serão realizadas para pré-seleção de duas variedades entre aquelas comumente cultivadas no Estado de São Paulo, sendo uma de mesa e outra industrial. A geometria do fruto será avaliada, utilizando-se tomates inteiros e cortados ao meio, conforme os produtos observados no mercado. Os níveis de temperatura de secagem a serem estudados serão de 50, 70 e 90ºC. Os tratamentos mais adequados serão indicados, após a realização de testes de aceitação das amostras, realizados por consumidores potenciais mediante a análise sensorial. Os resultados dos testes de aceitação serão avaliados através de ANOVA, testes de médias (TUCKEY) e análise multivariada "Mapa de Preferência". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGO, Gisele Anne. Secagem de tomate (Lycopersicon esculentum Mill) para conserva: estudo de parametros com base na qualidade final. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agricola Campinas, SP.