Busca avançada
Ano de início
Entree

Acao de inibidores de proteases isolados de plantas e de peptideos sinteticos estruturalmente relacionados no desenvolvimento de insetos e predadores.

Processo: 02/13957-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Maria Luiza Vilela Oliva
Beneficiário:Joana Tomomi Sumikawa
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Inibidores de proteases   Praguicidas   Plantas medicinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Defese De Plantas | Inibidores De Proteases | Pesticida | Plantas Medicinais

Resumo

O reconhecimento de que plantas utilizam substâncias como inibidores de proteases para defenderem-se da agressão de insetos estimula cada vez mais o interesse nos estudos das interações entre plantas e herbívoros. Estes estudos têm trazido enormes benefícios para a agricultura. Estudos anteriores realizados em nosso laboratório demonstrou a ação deletéria do inibidor de tripsina isolado das sementes de Bauhinia rufa no crescimento das larvas do inseto Callosobruchus maculatus. Essa observação resultou no patenteamento de peptídeos derivados da seqüência do inibidor (Proc. no 01/03941-3, Depósito no INPI Proc. no 0202724-0). Dando seqüência a este estudo, o inibidor BrTI isolado das sementes de B.rufa e os peptídeos derivados de sua estrutura primária serão utilizados para investigar o mecanismo que esses compostos estão interferindo no crescimento das larvas do inseto C.maculatus. Procuraremos correlacionar estudos fisiológicos e bioquímicos destas interações através de ensaios in vivo e in vitro, afim de se obter resultados com aplicabilidade promissoras à agricultura, desenvolvendo assim novas técnicas de controle de insetos predadores. Para esses objetivos procuraremos isolar o inibidor BrTI das sementes de B.rufa; estudar a influência e o mecanismo de ação do inibidor e dos peptídeos derivados no desenvolvimento do bruquídeos; e isolar compostos afetados pela ação do inibidor e de peptídeos derivados, pelos quais o crescimento larval é prejudicado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)