Busca avançada
Ano de início
Entree

Relaxamento de corpo cavernoso de coelho induzido por agonistas de canais de sodio: papel do oxido nitrico e adrenoceptores.

Processo: 00/01809-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Autonômica
Pesquisador responsável:Edson Antunes
Beneficiário:Juliano Fernandes de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido nítrico   Corpo cavernoso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Canais De Video | Corpo Cavernoso | Oxido Nitrico

Resumo

Neurotoxinas e drogas que alteram a função do canal de Na+ afetam uma ou mais das 3 propriedades funcionais essenciais destes canais: ativação voltagem-dependente, inativação ou seletividade de condutância iônica. Estas toxinas se ligam com alta afinidade e especificidade aos canais de Na+ e foram utilizadas como provas moleculares para identificação dos componentes protéicos do canal bem como para caracterizar as regiões funcionais dentro das subunidades dos canais de Na+. Cinco grupos de toxinas que atuam- em diferentes sítios receptores nos canais de Na+ já foram descritas. O óxido nítrico (NO) é o principal mediador neuronal na ereção peniana. A despolarização de fibras não-adrenérgicas não-colinérgicas (NANC) presentes em tecido cavernoso causa a liberação de NO, o qual é responsável pelo relaxamento do músculo liso adjacente. O veneno de Tityus serrulatus causa relaxamentos de modo dose-dependente em corpo cavernoso de coelho, decorrente da liberação de NO oriundo de fibras seletivamente nitrérgicas. O presente projeto de pesquisa tem por objetivos caracterizar os relaxamentos de corpo cavernoso de coelho induzidos por estimulação elétrica, bem como investigar o mecanismo pelo qual sustâncias que atuam em canais de Na+ relaxam esta preparação, utilizando as técnicas de cascata e de banho isolado para o desenvolvimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Juliano Fernandes de. Relaxamento de corpo cavernoso isolado de coelho induzido por agonistas de canais de sodio: papel do oxido nitrico. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.