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A fusão dos contrários na poesia romântica brasileira: estudo sobre o contraste entre o campo e a cidade na obra de Fagundes Varella

Processo: 03/03001-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Leopoldo Garcia Pinto Waizbort
Beneficiário:Alexandro Henrique Paixão
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia da literatura   Modernidade   Romantismo   Poesia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campo | Cidade | Modernidade | Poesia | Romantismo | Sociologia Da Literatura

Resumo

O desenvolvimento da imprensa e a expansão do mercado literário podem ser caracterizados como o processo de "modernização" de São Paulo. Os impactos deste progresso sobre o poeta irão se transformar em poemas nos dois penúltimos livros de Fagundes Varella - Cantos Meridionais e Cantos do Êrmo e da Cidade (1869). Nestes livros, grande parte dos versos expressa o impacto da cidade sobre a vida do poeta e da sua poesia. Resulta disso, em primeiro lugar, uma ênfase ao bucolismo, já presente nos livros, anteriores, em segundo lugar, a tentativa do poeta em "reencantar" o mundo "modernizado" através da poesia. Do primeiro surge um contraste entre o campo e cidade, enquanto do segundo, nasce uma atitude conservadora por parte de Varella, que não aceita o desenvolvimento social e literário da província de São Paulo. A estrada de ferro, o teatro, o estrangeiro, a ciência e o curso jurídico, a imprensa, conjuntamente com os folhetins, e a profissionalização dos poetas são figurados por Varella. Este cenário urbano irá ameaçar o poeta que, por sua vez, reivindica a preservação da poesia. Nesta mesma época, a linguagem lírica está perdendo espaço, principalmente, para a linguagem comum dos jornais. Em São Paulo, os periódicos (Revistas Acadêmicas e Jornais) haviam se reproduzido, impondo à atividade literária da província, dominada pela poesia até então, uma nova postura. (AU)

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