Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao bioquimica e estrutural dos componentes presentes na fracao i e ix do veneno de tityus serrutalus com acao sobre o sistema complemento. modelagem molecular das toxinas isoladas.

Processo: 03/07527-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Eliane Candiani Arantes Braga
Beneficiário:Daniela Trinca Bertazzi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imunoquímica   Sistema do complemento   Estrutura tridimensional   Toxinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrutura Tridimensional | Imunoquimica | Sequencia De Aminoacido | Sistema Complemento | Tityus Serrutatus | Toxinas

Resumo

O projeto tem como objetivo o estudo das relações estrutura/atividade dos componentes isolados das frações I e IX do veneno de Tityus serrulatus (VTs) sobre o sistema complemento (SC), analisando o possível mecanismo pelo qual as toxinas estão atuando sobre componentes específicos deste sistema in vitro. Bertazzi et al. (2003) estudaram os efeitos do VTs e da toxina TsTX-I sobre a atividade lítica do SC em ratos e demonstraram um aumento significativo da atividade para as vias clássica e alternativa. Experimentos realizados na fase de elaboração deste projeto demonstraram que o VTs e as frações I e IX afetam o SC in vitro. Ambas frações induziram mudanças do componente C3, evidenciadas pela alteração da migração desta proteína em imunoeletroforese. A ativação do SC libera anafilatoxinas que podem intensificar o quadro de edema pulmonar que é uma das principais causas da letalidade nos envenenamentos. Outro dado que sugere a participação do complemento neste processo é a resposta inflamatória induzida em decorrência do envenenamento. A avaliação do mecanismo de ação do VTs e suas toxinas sobre o SC poderá revelar características próprias, podendo eventualmente auxiliar na elucidação do processo inflamatório e do quadro de edema desencadeados pelo veneno. Bem como no, desenvolvimento de uma estratégia terapêutica mais efetiva. Em adição, este material poderá ser utilizado como ferramenta farmacológica para estudo do SC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERTAZZI, Daniela Trinca. Isolamento e caracterização bioquímica de componentes do veneno de \'Tityus serrulatus\' com ação sobre o sistema complemento. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.