Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de reparo de dna por excisao de nucleotideos em lesoes oxidativas em celulas de mamiferos.

Processo: 03/08918-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Carlos Frederico Martins Menck
Beneficiário:Carolina Maria Berra
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/11119-7 - Reparo de DNA lesado e conseqüências biológicas, AP.TEM
Assunto(s):Reparo do DNA   Xeroderma pigmentoso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Lesoes Oxidativas | Ner | Reparo De Dna | Sindrome De Caockayne | Tcr | Xeroderma Pigmentosum

Resumo

Com o objetivo de uma melhor compreensão do envolvimento do mecanismo de reparo por excisão de nucleotídeos (NER) em lesões oxidativas pretendemos averiguar o comportamento de células proficientes e deficientes nesse mecanismo na presença de lesões 8-oxodGuo geradas no DNA através da incubação com os endoperóxidos DHPN02 e DHPN18O2, que após termólise, são capazes de liberar oxigênio singlete. Pretendemos realizar, paralelamente, ensaio do cometa, como uma metodologia complementar para averiguar a indução e o provável reparo dessas lesões no DNA dessas células. Serão analisados também a indução de apoptose e o nível de transcrição em células tratadas com o objetivo de relacionar a presença das lesões 8-oxodGuo a deficiência de TCR em células mutantes. Esses experimentos poderão esclarecer o papel do mecanismo de NER em lesões oxidativas, além do papel mutagênico dessas lesões em células de mamíferos. Além disso, pretendemos construir um vetor adenoviral recombinante com o gene selvagem CSA (envolvido em TCR) fusionado ao gene da proteína fluorescente EGFP (AdCSA-EGFP). Este vetor será utilizado para analisar a complementação de células primárias deficientes no gene correspondente e verificar a localização e atuação especificas da proteína frente a lesões estruturais no DNA. Posteriormente, acreditamos que esse vetor possa ser utilizado como ferramenta para caracterização molecular da síndrome CS-A. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERRA, Carolina Maria. Estudos de reparo de DNA por excisão de nucleotídeos em lesões oxidativas em células de mamíferos.. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.