Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao dos efeitos de microambiente hipoxico em celulas dendriticas e macrofagos humanos e desenvolvimento de terapia celular no modelo experimental da leishmaniose murina.

Processo: 03/12679-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Selma Giorgio
Beneficiário:Maira Cegatti Bosetto
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hipóxia   Células dendríticas   Leishmaniose   Macrófagos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Dendriticas | Hipoxia | Leishmaniose | Macrofagos | Transferencia Celular

Resumo

As células do sistema imune são estimuladas por fatores presentes em microambientes de tecidos lesados. A hipóxia é um desses fatores, e ocorre freqüentemente em infecções. Vários mecanismos celulares de resposta à hipóxia tem sido propostos, mas não foram baseados em modelos experimentais de infecção. Os dados na literatura sobre o comportamento de macrófagos e células dendríticas em ambientes hipóxicos são escassos, mas existem trabalhos que sugerem que estas células se adaptam às mudanças na pO2 tecidual. As lesões causadas por Leishmania amazonensis tem características hipóxicas, como a presença de grande número de amastigotas em divisão, a migração de células inflamatórias e as infecções secundárias com bactérias. Assim, utilizaremos células dendríticas e macrófagos humanos derivados de precursores do sangue periférico como modelos in vitro de infecção com L. amazonensis e analisaremos os efeitos da hipóxia durante a infecção. Além disso, analisaremos o potencial de macrófagos murinos selecionados em ambiente hipóxico, em transferir proteção à linhagem murina susceptível à infecção com o parasita. Utilizando os modelos in vivo e in vitro desta parasitose, pretende-se compreender o papel deletério/terapêutico da hipóxia em infecções além de avaliar seus efeitos em células do sistema imune humano e em camundongos infectados com L. amazonensis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOSETTO, Maira Cegatti. Avaliação dos efeitos de microambiente hipoxico em celulas dendriticas humanas infectadas com Leishmania amazonensis. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.