Busca avançada
Ano de início
Entree

Eritrograma, 2,3-difosfoglicerato, glutationa reduzida e superóxido dismutase eritrocitários e metahemoglobina em equinos mestiços árabe submetidos a exercício em esteira: efeito da suplementação com vitamina E (di-alfa-tocoferol)

Processo: 03/10990-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Aguemi Kohayagawa
Beneficiário:Luciana Pereira Machado
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Eritrócitos   Antioxidantes   Malondialdeído   Equinos   Glutationa   Vitamina E

Resumo

Os eritrócitos possuem funções vitais de transporte de gases e o maior consume de oxigênio durante o exercício acarreta aumento da produção de espécies reativas do oxigênio que lesam as estruturas dos eritrócitos alterando sua capacidade de transporte de oxigênio e podem ainda levar à hemólise, o que pode ser prevenido com a manutenção de níveis adequados de antioxidantes. A suplementação com vitamina E, principal antioxidante natural, é importante na prevenção destas alterações. No presente estudo serão avaliados o eritrograma, a fragilidade osmótica e o metabolismo oxidativo eritrocitário por meio de lipoperoxidabilidade, dosagem da glutationa reduzida e superóxido dismutase dos eritrócitos: além do malondialdeído, concentração de vitamina E, atividade enzimática do aspartato aminotransferase e da creatina quinase séricos; lactato plasmático e gasometria, em eqüinos mestiços árabe, submetidos ao exercício progressivo em esteira, antes e após treinamento, e suplementados com vitamina E. Amostras de sangue arterial e venoso serão colhidas em dois períodos, antes e após treinamento, nos seguintes momentos: durante o exercício a 4,0m/s (M1), a 8,0m/s (M2), 9m/s (M3) e 10m/s (M4); imediatamente após o exercício (M5); 3 minutos (M6), 5 minutos (M7), 15 minutos (M8), 2 horas (M9), 6 horas (M10), 12 horas (M11), 24 horas (M12), 72 horas (M13) e 120 horas (M14) pós exercício com o animal em repouso. Posteriormente será realizada análise multivariada de perfil e teste t pareado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACHADO, Luciana Pereira. Eritrograma glutationa reduzida e superóxido dismutase eritrocitários e metahemoglobina em equinos da raça Árabe submetidos a exercício em esteira : efeito da suplementação com vitamina E (dl-alfa-tocoferol). 2006. 99 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinaria de Botucatu. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.