Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um questionário quantitativo de frequência alimentar para gestantes

Processo: 08/51357-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Daniela Saes Sartorelli
Beneficiário:Thaís de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Gestantes   Questionário de frequência alimentar

Resumo

Diante das evidências da associação entre a alimentação da gestante e os riscos de morbi-mortalidade e da carência de instrumentos específicos e precisos para a avaliação do consumo alimentar habitual deste grupo populacional no Brasil, o objetivo principal do presente estudo consiste na construção de um Questionário Quantitativo de Frequência Alimentar (QQFA) para este grupo populacional. Serão convidadas a participar do presente estudo gestantes adultas atendidas em Unidades Básicas de Saúde do município de Ribeirão Preto - SP. A amostra será composta por 210 gestantes (70 em cada trimestre gestacional) e a coleta de dados será transversal. As gestantes serão categorizadas quanto ao estado nutricional. (peso, altura e índice de Massa Corporal) no momento do estudo e quanto ao ganho de peso gestacional, e a elaboração do QQFA será semelhante à descrita na literatura realizada por outros estudos. O presente estudo tem como objetivos específicos investigar diferenças de consumo alimentar segundo trimestre gestacional e determinar o período de tempo retrospectivo ideal para a avaliação do consumo alimentar nesta amostra de gestantes, de forma que o instrumento obtido ao final do estudo poderá ser utilizado em estudos epidemiológicos posteriores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THAÍS DE OLIVEIRA; FABÍOLA DARCIE MARQUITTI; MARIA ANTONIETA DE BARROS LEITE CARVALHAES; DANIELA SAES SARTORELLI. Desenvolvimento de um Questionário Quantitativo de Freqüência Alimentar (QQFA) para gestantes usuárias de Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 26, n. 12, p. -, Dez. 2010.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Thaís de. Desenvolvimento de um questionário quantitativo de frequência alimentar para gestantes. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.