Busca avançada
Ano de início
Entree

O teor de cloreto de sódio na dieta e o desenvolvimento e diferenciação do tecido adiposo branco em ratos

Processo: 03/04409-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Fabio Bessa Lima
Beneficiário:Miriam Helena Fonseca-Alaniz
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adipogenese | Cloreto De Sodio | Expressao Genica | Leptina | Ppar Gama | Tecido Adiposo Branco

Resumo

Devido à associação freqüente entre hipertensão arterial sistêmica (HAS) e resistência à insulina e porque a restrição de sal é e usada como estratégia no tratamento da HAS, vários estudos têm procurado avaliar a influência do conteúdo de NaCI das dietas sobre o metabolismo energético. Estudos anteriores mostraram que o tratamento crônico com dietas ricas em NaCI aumentavam a resposta de adipócitos à insulina, enquanto que dietas com teor baixo de sal induziam à resistência e à instalação de obesidade especialmente após as primeiras quatro semanas de tratamento. Este projeto, que inclui o tratamento dos animais com três diferentes dietas quanto ao teor de sal (0,06, 0,5 e 3,12 % de sódio), prevê um estudo longitudinal ao longo do tempo para investigar a evolução da obesidade, mediante a avaliação da expressão de genes envolvidos na diferenciação de adipócitos, além de genes específicos do tecido adiposo (como leptina e adiponectina) e genes de enzimas das vias lipolítica e lipogênica. Correlações entre expressão gênica e perfil hormonal e bioquímico desses animais serão determinadas, além de aspectos metabólicos do tecido (oxidação de substratos, lipogênese e lipólise) e sinalização intracelular da insulina. Como a atividade metabólica deste tecido varia conforme o território investigado, análises das gorduras subcutânea e visceral serão efetuadas. Esse estudo procurará mostrar as relações entre sal, adipogênese e obesidade e suas implicações sobre a ação da insulina e síndrome metabólica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA-ALANIZ‚ M.H.; BRITO‚ L.C.; BORGES-SILVA‚ C.N.; TAKADA‚ J.; ANDREOTTI‚ S.; LIMA‚ F.B.. High Dietary Sodium Intake Increases White Adipose Tissue Mass and Plasma Leptin in Rats&ast. OBESITY, v. 15, n. 9, p. 2200-2208, . (03/04409-9)