Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificação de danos pós-colheita e controle das principais doenças pós-colheita de frutos de ameixa e nectarina

Processo: 04/05000-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Lilian Amorim
Beneficiário:Fabrício Packer Gonçalves
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Nectarina   Ameixa   Perdas e danos   Controle alternativo de doenças de plantas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ameixa | Controle Alternativo | Doencas Pos Colheita | Nectarina | Perdas E Danos

Resumo

Na cadeia produtiva de frutas, as perdas na pós-colheita podem chegar a 50%, reduzindo o volume comercializado e o retomo econômico para o produtor, comerciante e/ou consumidor. As anomalias na pós-colheita podem ocorrer em qualquer etapa da cadeia produtiva, desde a colheita até a utilização pelo consumidor final, e são de origem tanto biótica quanto abiótica, decorrentes de práticas inadequadas de condução da cultiva no campo, durante a colheita, transporte e/ou embalagem. Estimativas confiáveis das perdas e danos e das fases da cadeia produtiva em que mais ocorrem são escassas. A crescente busca dos consumidores por alimentos livres de produtos químicos e a conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente têm direcionado a pesquisa de métodos alternativos no controle de doenças pós-colheita. Os objetivos do presente projeto será quantificar e identificar danos pós-colheita e testar métodos alternativos de controle (cloreto de cálcio, ozônio, luz ultravioleta e cenas comerciais) das principais doenças pós-colheita em nectarina e ameixa. Este trabalho faz parte do projeto "Quantificação de perdas de frutos pós-colheita e difusão de tecnologia para identificação de suas causas e seu controle" enquadrado no Programa de Políticas Públicas da Fapesp. Levantamentos semanais das desordens pós-colheita em nectarina e ameixa serão realizados na CEAGESP de São Paulo, e métodos de controle serão testados nos laboratórios de pós-colheita do Departamento de Produção Vegetal da ESALQ e do ITAL. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Fabrício Packer. Quantificação de danos e controle pós-colheita de podridão parda (Monilinia fructicola) e podridão mole (Rhizopus stolonifer) em frutos de ameixa e nectarina. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.