Busca avançada
Ano de início
Entree

De estudante a profissional: o inicio da profissao docente em diferentes momentos historicos.

Processo: 04/06208-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:DANIELA DIAS DOS ANJOS
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Produção de conhecimento   Trabalho docente   Formação profissional   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Constituicao Do Sujeito | Formacao De Professor | Formacao Profissional | Producao De Conhecimento | Trabalho Docente

Resumo

No âmbito das discussões acerca da formação de professores e do trabalho docente, o presente trabalho pretende discutir as imagens e representações que permeiam o início profissional do professor em diferentes momentos históricos. Assumindo uma perspectiva histórico-cultural, consideramos que as condições concretas de vida dos sujeitos estão imbricadas na história social, que marca e caracteriza modos de ação e atuação profissional. Levando em consideração a ampla produção acerca do trabalho docente, que em maior ou menor escala, entende que o "aluno professor" tem ainda muito que aprender sobre seu ofício, e que esse aprendizado se dá nos modos de atuar no cotidiano de sua prática profissional, o foco deste projeto de pesquisa se coloca no inicio da vida profissional do professor. Buscamos compreender as significações produzidas nas relações concretas de trabalho deste profissional recém formado, atuante no mundo do trabalho. Pretende-se estudar a mudança de lugar, de estudante a profissional, procurando compreender as formas de constituição do sujeito-professor nesse processo. A intenção é investigar como esse profissional se relaciona com seu trabalho, como enfrenta as tão proclamadas dificuldade iniciais, como as avalia, problematizando as condições concretas que se entrelaçam com as determinações histórico-culturais que contingenciam esse trabalho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANJOS, DANIELA DIAS DOS. Como foi começar a ensinar?: historias de professoras, historias da profissão docente. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.