Busca avançada
Ano de início
Entree

Epigenética do desenvolvimento em bovinos: DNA metiltransferases e genes imprinted em embriões, fetos e placentas

Processo: 04/14884-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Joaquim Mansano Garcia
Beneficiário:Felipe Perecin
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica   Reprogramação nuclear   Epigênese genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bovinos | Dna Metiltransferase | Expressao Genica | Metilacao | Reprogramacao Nuclear

Resumo

Em todas as espécies de mamíferos em que a clonagem obteve sucesso apenas uma baixa parcela dos embriões obtidos por transferência nuclear desenvolveram-se a termo, e desses, muitos morreram brevemente após o nascimento. Uma possível interpretação para esse sucesso limitado é que os embriões clonados não sofrem uma correta reprogramação do núcleo da célula somática doadora. Os padrões de metilação embrionários após a clonagem por transferência nuclear são incompletos ou provavelmente ineficientes em promover o controle da expressão gênica específica necessária para o desenvolvimento embrionário posterior. Os padrões de metilação são regulados durante o desenvolvimento embrionário por três citosina DNA metiltransferases cataliticamente ativas: Dnmt1, Dnmt3a e Dnmt3b. A família das metiltransferases são essenciais para o desenvolvimento embrionário, promovendo a manutenção das metilações pré-existentes e estabelecendo novos padrões de metilação compatíveis com o desenvolvimento. Uma das hipóteses propostas para explicar os erros de metilação do DNA de animais clonados constitui-se na expressão anormal das DNA metiltransferases comprometendo a viabilidade do embrião. O presente estudo objetiva determinar e comparar os padrões de expressão das DNA metiltransferases, durante o desenvolvimento pré-implantação e inicial de gestação,.de embriões produzidos in vivo e in vitro (clonados, partenogenéticos e fecundados in vitro). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERECIN, Felipe. Epigenética do desenvolvimento em bovinos: DNA metiltransferases e genes imprinted em embriões, fetos e placentas. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.