Busca avançada
Ano de início
Entree

Selecao e validacao de proteinas marcadoras de leucemia infantil para estudos estruturais.

Processo: 04/13953-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Jörg Kobarg
Beneficiário:Daniel Maragno Trindade
Instituição Sede: Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Câncer infantil   Elementos estruturais de proteínas   Marcador molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer Infantil | Estrutura De Proteinas | Marcador Molecular

Resumo

Apesar dos avanços das últimas décadas, que têm possibilitado melhorias significativas no diagnóstico e tratamento das crianças com câncer, alguns tipos dessa doença ainda são refratários ao tratamento. A disponibilidade de novas ferramentas biológicas, químicas e físicas, como por exemplo o seqüenciamento do genoma humano, a geração de anticorpos monoclonais como ferramentas moleculares, os métodos de análise de proteínas e ácidos nucléicos, e a síntese de bibliotecas de drogas através da química combinatorial, abrem novas possibilidades a melhor entendimento do câncer, ao diagnóstico mais preciso, a avaliação molecular da eficácia do tratamento, como também a obtenção de novas drogas ou imunotoxinas baseados em anticorpos. No presente projeto propomos selecionar e analisar marcadores moleculares da leucemia infantil através de trabalho integrado, visando utilizar as capacidades técnico-científicas complementares do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e do Centro Infantil Boldrini. Os objetivos principais deste projeto de doutorado incluem: 1) a seleção e "validação" de marcadores moleculares candidatos da literatura e dos bancos de dados, 2) a caracterização funcional e estrutural de 1 marcador tumoral protéico, 3) geração de anticorpos monoclonais contra um marcador específico "validado" para desenvolver novos sistemas de diagnóstico da leucemia infantil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TRINDADE, Daniel Maragno. Estudos estruturais e funcionais da proteina stanniocalcina-1 humana, um novo marcador de microambiente de leucemia. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.