Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade espacial e estimativa da duração do período de molhamento em Vinhedo de "Niagara Rosada"

Processo: 05/50629-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Sentelhas
Beneficiário:Jorge Lulu
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Variabilidade espacial

Resumo

Atualmente, a 'Niagara Rosada' é a cultivar de uva de mesa mais plantada no Estado de São Paulo. Contudo, sua produtividade e custo têm sido afetados pela ocorrência de doenças fúngicas, principalmente o míldio (Plasmopara viticola). Para seu controle, têm sido feitas pulverizações com fungicidas nos vinhedos da região, as quais muitas vezes em excesso. Dentre as variáveis meteorológicas que influenciam a ocorrência de doenças fúngicas nas plantas, a duração do período de molhamento foliar (DPM) é uma das mais importantes. Em geral, a presença de molhamento sobre a superfície das plantas prove a água requerida pelos patógenos para o processo de germinação e infecção do tecido foliar. Visando a oferecer ao viticultor uma ferramenta confiável para ser empregada em sistemas agrometeorologicos de alerta fitossanitário, cuja finalidade é a de racionalizar o uso de fungicidas na cultura da videira, os objetivos do presente projeto são: estudar a variabilidade espacial da duração do período de molhamento foliar (DPM) na videira 'Niagara Rosada' e estabelecer a relação entre a DPM medida em diferentes posições da cultura e a DPM medida em condição padrão, a 30 cm de altura sobre o gramado; avaliar diferentes métodos de estimativa da DPM da videira a partir de dados meteorológicos obtidos em estações meteorológicas padrão; e, avaliar a epidemiologia do míldio durante o ciclo da videira, sem e com controle químico, correlacionando essas informações com a DPM. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LULU, Jorge. Duração do período de molhamento em vinhedo de \'Niagara Rosada\' e sua relação com a ocorrência de míldio (Plasmopara viticola). 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.