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Triunfo eucarístico como forma de teatralidade no Brasil colônia

Texto completo
Autor(es):
Mariana França Soutto Mayor
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Sérgio Ricardo de Carvalho Santos; Iris Kantor; Silvia Fernandes da Silva Telesi
Orientador: Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
Resumo

Em maio de 1733 ocorreu em Vila Rica, então capitania de Minas Gerais, a celebração Triunfo Eucarístico. A festa de cunho religioso e cívico comemorava a transferência do Santíssimo Sacramento da Igreja do Rosário para a matriz de Nossa Senhora do Pilar. Foi relatada por Simão Ferreira Machado, morador das Minas, e publicada em Lisboa, em 1734. O festejo é um complexo de manifestações cênicas estruturado por procissões, carros e arcos triunfais, cavalhadas, touradas, apresentações de espetáculos teatrais, números musicais, danças e rezas O estudo procura compreender a festa mineira, organizada por irmandades religiosas, do ponto de vista da relação entre formas teatrais e formações culturais.O ponto de partida é o estudo dos modelos europeus em jogo e o processo pelo qual essas formas se aclimataram no Brasil. A festividade é um estudo de caso que permite discutir questões importantes da produção cênica do século XVIII, sempre relacionada de maneira intrínseca com a religião e a política do período. O estudo das formas teatrais ligadas a esse acontecimento pode fornecer material para uma maior compreensão das características pouco estudadas do teatro colonial na primeira metade do século XVIII no Brasil (AU)

Processo FAPESP: 12/07308-8 - Estudo da teatralidade na colônia: formas espetaculares do "Triunfo Eucarístico" nas Minas Gerais do século XVIII.
Beneficiário:Mariana França Soutto Mayor
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado