Busca avançada
Ano de início
Entree


Ações rápidas da triiodotironina (T3) sobre a expressão e secreção de TSH: novos mecanismos envolvidos no feedback negativo.

Texto completo
Autor(es):
Paula Bargi de Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Tereza Nunes; Maria Luiza Morais Barreto de Chaves; Maria Izabel Chiamolera; Augusto Ducati Luchessi; Ileana Gabriela Sanchez de Rubio
Orientador: Maria Tereza Nunes
Resumo

O hormônio tireotrófico (TSH) é o principal regulador da síntese e da secreção dos hormônios tireoidianos (HTs), os quais exercem um mecanismo de feedback negativo na hipófise reduzindo a síntese das cadeias beta (Tshb) e alfa (Cga) por meio de ações genômicas. Em paralelo, algumas ações dos HTs são desencadeadas na presença de inibidores da transcrição gênica e em segundos a minutos, caracterizando-se assim as ações não genômicas. O objetivo deste estudo foi avaliar as possíveis ações não genômicas do T3 sobre a expressão, processamento pós-transcricional, tradução e secreção do TSH, e a participação do cálcio e magnésio neste processo. Os resultados demonstraram que o T3, via interação com a integrina aVb3, reduz o conteúdo de mRNA de Tshb mesmo na presença de bloqueador da transcrição gênica, o comprimento da cauda poli(A), a taxa de tradução deste transcrito e a secreção por vias dependentes da integrina aVb3 e PI3K. E também aumenta a concentração intracelular de magnésio mas não altera a de cálcio. Estes dados evidenciam a existência de um mecanismo adicional e não genômico pelo qual o T3 interage com a integrina aVb3 e reduz a síntese/secreção de TSH que se soma ao já conhecido efeito de feedback negativo via controle da taxa de transcrição gênica de Tshb e Cga. (AU)

Processo FAPESP: 09/17813-9 - Ações rápidas da triiodotironina (t3) sobre a expressão e secreção de tsh: novos mecanismos envolvidos no feedback negativo.
Beneficiário:Paula Bargi de Souza
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado