Busca avançada
Ano de início
Entree


Ocorrência e diversidade de bactérias gram-negativas multirresistentes em ambientes aquáticos públicos no estado de São Paulo.

Texto completo
Autor(es):
Tatiane Nascimento
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Nilton Erbet Lincopan Huenuman; Gabriel Padilla Maldonado; Maria Inês Zanoli Sato
Orientador: Nilton Erbet Lincopan Huenuman
Resumo

Atividades antropogênicas relacionadas ao uso massivo de antibacterianos tem favorecido para que ambientes aquáticos sejam importantes locais para seleção e/ou disseminação de bactérias multirresistentes (MR). O objetivo do estudo foi monitorar a ocorrência de bactérias MRs em ambientes aquáticos públicos no estado de SP, caracterizando genótipos de resistência adquirida. Foram analisados 50 isolados de bactérias gram-negativas, recuperadas de amostras de água, sendo que 70% dos isolados apresentaram perfil de MR, identificando-se os genes blaCTX-M-2 (n= 5), blaCTX-M-9 (n= 1), blaCTX-M-15 (n= 2), blaKPC-2 (n= 3), qnrB (n= 1), oqxA (n= 3), oqxB (n= 3) e, aac(6)1b-cr (n= 7). Destaca-se a primeira detecção de A. calcoaceticus produtora de KPC-2. Ambientes aquáticos de acesso público podem ser importantes fontes para a disseminação e/ou transmissão de uma ampla variedade de espécies bacterianas MRs tanto para seres humanos como para ecossistemas associados, sendo que a presença de genótipos endêmicos sugere contaminação por esgoto doméstico e/ou hospitalar. (AU)

Processo FAPESP: 12/23588-0 - Prevalência e diversidade de bactérias gram-negativas multirresistentes em ambientes aquáticos públicos e fontes de água potável no Estado de São Paulo: impacto clínico e ambiental
Beneficiário:Tatiane Nascimento
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado