Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização transcriptômica de vias metabólicas na formiga Attini Atta sexdens rubropilosa Forel, 1908 (Hymenoptera, Formicidae)

Texto completo
Autor(es):
Suzana Fortolan Baptista do Nascimento
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Rio Claro. 2016-02-05.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Mauricio Bacci Junior
Resumo

As associações de mutualismo afetam a vida de todos os organismos vivos. Um modelo biológico muito útil para estudos sobre o mutualismo são as formigas da tribo Attini, cuja nutrição depende da associação com fungos basidiomicetos. Estes fungos produzem despolimerases que degradam a matéria vegetal, gerando açúcares simples que são essenciais para a sobrevivência das formigas. Estudos bioquímicos sugerem que pode haver vias metabólicas mutualistas, iniciando com passos catalisados por enzimas fúngicas e terminando com passos catalisados por enzimas das formigas. Estudos genômicos indicam que as formigas podem não ser capazes de sintetizar alguns aminoácidos, que seriam supridos pelos fungos. Estudos em microbiologia sugerem que as formigas utilizam antibióticos microbianos para proteção contra eventuais entomopatógenos. Desta forma, caracteriza-se uma dependência nutricional e de metabólitos microbianos pelas formigas. Para avaliar a extensão desta dependência, na presente dissertação de mestrado nós anotamos o transcriptoma da formiga Attini Atta sexdens rubropilosa em busca das vias metabólicas com elementos mais expressos. Foram avaliadas a presença e expressão de genes a partir de dados de transcriptômica de nova... (AU)

Processo FAPESP: 13/24149-3 - Caracterização transcriptômica das vias metabólicas associadas à nutrição da formiga Attini Atta sexdens rubropilosa Forel, 1908 (Hymenoptera, Formicidae)
Beneficiário:Suzana Fortolan Baptista do Nascimento
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado