Busca avançada
Ano de início
Entree


Imunoterapia e imunomodulação envolvendo a glicoproteína D (gD) do HSV-1 em formulações vacinais voltadas para o controle de tumores associados ao HPV-16.

Texto completo
Autor(es):
Bruna Felicio Milazzotto Maldonado Porchia
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Luis Carlos de Souza Ferreira; Bruna Cunha de Alencar Bargieri; Alexandre Salgado Basso; Enrique Mario Boccardo Pierulivo; Paula Ordonhez Rigato
Orientador: Luis Carlos de Souza Ferreira
Resumo

O câncer cervical é considerado um grande problema de saúde pública e um dos maiores causadores de mortes relacionadas a tumores em mulheres. O principal objetivo desta tese foi aumentar a eficácia antitumoral terapêutica da proteína gDE7 por meio da associação de adjuvantes vacinais em formulações testadas em condições experimentais com a linhagem celular tumoral TC-1. A proteína gDE7 foi produzida a partir de uma linhagem de E. coli e associada a diferentes adjuvantes. A proteína gDE7 coadministrada ao poly(I:C) conferiu proteção antitumoral completa aos camundongos previamente desafiados e induziu ativação de linfócitos T CD8+ E7-específicos polifuncionais, citotóxicos e de fenótipo de memória efetora/efetor. Foi demonstrado que a proteína gDE7 ativa de forma específica a subpopulação de células dendríticas especializada na apresentação cruzada de antígenos para linfócitos T CD8+, tanto em camundongos como em seres humanos. Esses resultados abrem perspectivas para o emprego da proteína gD como plataforma vacinal para o controle de tumores induzidos pelo HPV-16. (AU)

Processo FAPESP: 11/20917-0 - Imunoterapia envolvendo a oncoproteína E7 e a glicoproteína D (gD) do vírus herpes em formulações vacinais voltadas para o controle de tumores associados a papillomavirus.
Beneficiário:Bruna Felício Milazzotto Maldonado Porchia Ribeiro
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado