Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunoterapia para o controle de tumores associados à infecção por vírus papiloma humano (HPV)

Processo: 11/51218-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luis Carlos de Souza Ferreira
Beneficiário:Mariana de Oliveira Diniz
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/09100-8 - Avaliação da indução de resposta imunológica celular de mucosa por uma vacina de DNA contra tumores induzidos por HPV, BE.EP.PD
Assunto(s):Infecções por Papillomavirus   Imunoterapia   Desenvolvimento de vacinas   Vacinas de DNA

Resumo

O câncer cervical, segunda causa de morte por câncer em mulheres, está associado a infecções persistentes pelo vírus do papiloma humano (HPV) em mais de 99% dos casos. Durante os últimos 9 anos, desenvolvemos uma estratégia vacinal inédita voltada para o controle terapêutico de tumores induzidos por HPV baseada em um plasmídeo que codifica a proteína E7 de HPV-16 fusionada à glicoproteína D (gD) do vírus herpes simplex (HSV) coadministrado a um vetor que codifica a interleucina- 2 (IL-2). Em estudos de prova de conceito, a vacina gênica apresentou propriedades terapêuticas em modelo experimental sem paralelo na literatura. A partir dos resultados encontrados, o presente projeto tem como objetivos principais: viabilizar o teste clínico da vacina e dar continuidade a estudos voltados para a compreensão dos mecanismos envolvidos na proteção imunológica observada e para o desenvolvimento de uma formulação com características bivalentes. As atividades previstas para o ensaio clínico (a ser realizado no Hospital das Clínicas (HC) da USP em colaboração com o Dr. Esper Kallás) envolvem a produção do fármaco em condições de Boas Práticas de Fabricação (BPF), a realização de ensaios pré-clínicos e a elaboração do Protocolo de Pesquisa Clínica. O trabalho relacionado à compreensão dos mecanismos imunológicos relacionados à proteção antitumoral envolverá pesquisas em modelo murino direcionadas para a elucidação das populações celulares responsáveis pelo fenômeno observado. Por fim, o projeto prevê o desenvolvimento de uma formulação vacinal terapêutica bivalente por meio da incorporação de genes que codificam as oncoproteínas E6 e E7 dos HPV-16 e 18, principais tipos virais envolvidos com a indução de câncer em humanos. Ao final do projeto, esperamos comprovar a eficácia da imunoterapia anticâncer proposta e com critérios de segurança adequados para uso em seres humanos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Prêmio Octavio Frias de Oliveira é entregue a pesquisadores 
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Prêmio Octavio Frias de Oliveira é entregue a pesquisadores 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, JAMILE R.; SALES, NATIELY S.; SILVA, MARIANGELA O.; APS, LUANA R. M. M.; MORENO, ANA C. R.; RODRIGUES, ELAINE G.; FERREIRA, LUIS C. S.; DINIZ, MARIANA O. Expression of a soluble IL-10 receptor enhances the therapeutic effects of a papillomavirus-associated antitumor vaccine in a murine model. CANCER IMMUNOLOGY IMMUNOTHERAPY, v. 68, n. 5, p. 753-763, MAY 2019. Citações Web of Science: 1.
PORCHIA, BRUNA F. M. M.; MORENO, ANA CAROLINA R.; RAMOS, RODRIGO N.; DINIZ, MARIANA O.; DE ANDRADE, LAIS HELENA T. M.; ROSA, DANIELA S.; BARBUTO, JOSE ALEXANDRE M.; BOSCARDIN, SILVIA B.; FERREIRA, LUIS CARLOS S. Herpes Simplex Virus Glycoprotein D Targets a Specific Dendritic Cell Subset and Improves the Performance of Vaccines to Human Papillomavirus-Associated Tumors. MOLECULAR CANCER THERAPEUTICS, v. 16, n. 9, p. 1922-1933, SEP 1 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

ESPOROS DE BACILLUS SP., MÉTODO DE PREPARO DOS ESPOROS, MÉTODO DE PREPARO DE CARTUCHOS DE BIOBALiSTICA, E USOS DOS ESPOROS BR1020140096795 - Universidade de São Paulo (USP) . Julio Kravcuks Rozenfeld; Luana Raposo de Moraes Aps; Luis Calos de Souza Ferreira; Maria Teresa Moura Maly; Mariana de Oliveira Diniz; Milene Tavares Batista - 23 de abril de 2014