Busca avançada
Ano de início
Entree


Gênero, habilidades e resultados educacionais

Texto completo
Autor(es):
Ana Paula Melo da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ricardo de Abreu Madeira
Orientador: Marcos de Almeida Rangel
Resumo

Por que meninas e meninos têm desempenhos diferentes na escola? Nesta pesquisa, vamos examinar as disparidades de gênero no desempenho escolar em Linguagem e Matemática utilizando um novo conjunto de dados de 10.000 alunos do Sistema Público de Ensino de São Paulo, Brasil. O amplo conjunto de informações disponíveis nos permite testar a importância relativa das competências socioemocionais e incentivos à educação sobre os resultados educacionais de meninos e meninas. Nós traçamos um perfil socioemocional único de meninos e meninas no Brasil e encontramos diferenças de gênero significativas nas habilidades e incentivos à educação. Realizando um exercício de decomposição, descobrimos que a diferença de gênero nos resultados educacionais é significativamente explicada pelas diferenças nos níveis de insumos observados, especialmente incentivos à educação. Ainda, encontramos novas evidências sobre a importância dos incentivos à educação para explicar as diferenças de gênero em notas de sala de aula e resultados de testes padronizados. (AU)

Processo FAPESP: 13/21099-5 - Aspirações educacionais: aspectos não cognitivos do desempenho escolar dos alunos da rede pública de são paulo
Beneficiário:Ana Paula Melo da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado