Busca avançada
Ano de início
Entree


Intervenção em vias de sinalização associadas ao reconhecimento de dano celular visando reduzir a imunopatologia das formas graves de tuberculose.

Texto completo
Autor(es):
Eduardo Pinheiro Amaral
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Regina D'Imperio Lima; Ana Paula Lepique; Paola Marcella Camargo Minoprio; Alessandra Pontillo; Ricardo Weinlich
Orientador: Maria Regina D'Imperio Lima
Resumo

A morte celular necrótica é conhecida pelo seu caráter inflamatório, conferido pela grande quantidade de sinais de dano liberados. Durante a tuberculose primária progressiva é observada intensa lesão necrótica nos pulmões e disseminação do bacilo para outros órgãos. Neste estudo, nós hipotetizamos que a amplificação da necrose pulmonar, via reconhecimento de sinais de dano tecidual pelo receptor purinérgico P2X7 (P2X7R), poderia favorecer a progressão da doença, bem como a potencialização da resposta inflamatória. Vimos que o reconhecimento de extracelular ATP (eATP) via o receptor P2X7 é de suma importância para o desenvolvimento da doença grave, por favorecer a indução de necrose dos macrófagos infectados, o que facilitou o escape do bacilo. A adenosina, resultante da hidrólise do eATP, impactou na ativação da resposta imune adquirida. Nosso estudo provê uma nova perspectiva para o desenvolvimento de protocolos terapêuticos baseados na inibição do P2X7R e dos receptores de adenosina para evitar a indução de formas graves da doença. (AU)

Processo FAPESP: 10/19246-1 - Papel da ativação dos inflamassomas no desenvolvimento da patogenia da tuberculose induzida por isolados clínicos hipervirulentos
Beneficiário:Eduardo Pinheiro Amaral
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado