Busca avançada
Ano de início
Entree


Gonadotropinas e seus receptores em Astyanax altiparanae (Teleostei, Characiformes): caracterização molecular e expressão espaço-temporal durante o ciclo reprodutivo em cativeiro.

Texto completo
Autor(es):
Lázaro Wender Oliveira de Jesus
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Ines Borella; Renato Massaaki Honji; Rafael Henrique Nóbrega; Claudio Alvarenga de Oliveira; Fábio Siviero
Orientador: Maria Ines Borella
Resumo

A partir da hipófise de Astyanax altiparanae foram clonados e caracterizados os cDNAs completos para fshb, lhb e gpha. Das gônadas, foram clonados os cDNAs para fshr e lhr. As análises filogenéticas destes genes demonstram uma proximidade com as sequências homólogas das ordens Siluriformes e Cypriniformes. Por meio de qPCR, detectamos que a expressão dos mRNAs para as gonadotropinas foi restrita à hipófise, ao passo que dos receptores foi restrita às gônadas. Foi detectado que os mRNAs/proteínas para subunidades beta são expressas por diferentes populações de células gonadotrópicas. Nas gônadas, ambos receptores foram localizados nas células de Sertoli e Leydig, bem como nas células foliculares e da teca de oócitos a partir de crescimento secundário. Então, os níveis de expressão gênica das subunidades das gonadotropinas e seus receptores, juntamente como os níveis plasmáticos de esteroides sexuais foram avaliados e relacionados com a cinética da gametogênese durante o ciclo reprodutivo anual de machos e fêmeas em cativeiro. (AU)

Processo FAPESP: 11/19268-8 - Clonagem molecular e expressão dos hormônios folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH) e perfil dos esteróides sexuais durante a diferenciação gonadal e ciclo reprodutivo do Characiforme Astyanax altiparanae
Beneficiário:Lázaro Wender Oliveira de Jesus
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado