Busca avançada
Ano de início
Entree


Polimorfismos de genes pró e anti-inflamatórios candidatos à predisposição à rotura prematura de membranas pré-termo e ao trabalho de parto pré-termo

Texto completo
Autor(es):
Bruna Ribeiro de Andrade Ramos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Botucatu. 2016-07-01.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Márcia Guimarães da Silva; Steven Witkin
Resumo

Introdução: O Trabalho de Parto Pré-Termo (TPP) e a Rotura Prematura de Membranas Pré-Termo (RPM-PT) acarretam severas complicações para o binômio materno-fetal. Entre os fatores de risco associados ao TPP e à RPM-PT, a predisposição genética vem ganhando importância. Contudo, a associação entre genes polimórficos, ancestralidade e a patogênese do TPP e da RPM-PT permanece alusiva. Objetivo: Determinar a associação entre marcadores informativos de ancestralidade (AIMs) e polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) dos genes da Interleucina-1 beta (IL1B), IL6, Receptor de IL6 (IL6R), Fator de Necrose Tumoral Alfa (TNFA), Receptor de TNF alpha (TNFR), IL10, Receptor Toll-like 2 (TLR2), TLR4, Metaloproteinase 9 (MMP9), Inibidor de Metaloproteinase 1 (TIMP1) e TIMP2 maternos e fetais e o TPP e a RPM-PT. Pacientes e Métodos: Foram coletados swabs bucais de gestantes com TPP e/ou RPM-PT e DE seus filhos (TPP: 137 mulheres e 88 filhos; RPM-PT: 64 mulheres e 44 filhos) atendidas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP, entre os anos de 2003 e 2014. O grupo controle foi constituído por 201 mulheres que tiveram gestações resolvidas a termo e seus 201 filhos, pareadas ao grupo caso por idade materna e sexo do recém-nascido. O DNA total foi extraído dos swabs bucais e submetido à identificação de AIMs por análise de fragmentos e genotipagem de SNPs utilizando Taqman® SNP Genotyping Assays (Applied Biosystems) e Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). O software Structure v2.3.4 foi utilizado para estimar mistura étnica materna. Teste de desequilíbrio de ligação e proporção da Hardy-Weinberg foram testados com Genepop 3.4 e haplótipos inferidos com Phase. Os dados sociodemográficos e biológicos foram comparados utilizando os testes de χ2, teste exato de Fisher, Regressão Logística, Manova, Mann-Whitney e Odds Ratio. Resultados: Nas amostras maternas, o TPP foi associado a maior... (AU)

Processo FAPESP: 11/08083-7 - Polimorfismos de genes pró e anti-inflamatórios candidatos à predisposição à rotura prematura de membranas pré-termo e ao trabalho de parto pré-termo.
Beneficiário:Bruna Ribeiro de Andrade Ramos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado