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Contribuição ao problema da orquestração assistida por computador com suporte de descritores de áudio

Texto completo
Autor(es):
Ivan Eiji Yamauchi Simurra
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Jônatas Manzolli; Silvio Ferraz de Mello Filho; Adolfo Maia Junior; Alexandre Roberto Lunsqui; James Correa Soares
Orientador: Jônatas Manzolli; Stéphan Olivier Schaub
Resumo

Dentro da linha de pesquisa em Suportes instrumentais e materiais para composição e, em especial, à orquestração assistida por computador, a Tese descreve um estudo sobre o processo de combinação instrumental utilizando-se um ambiente computacional projetado com descritores de áudio, o qual denominamos como "Sound Shizuku Composition" ou SSC. Para tanto, implementamos o SSC em Pure Data (PD), utilizando a biblioteca de funções "PDescriptors" para analisar as características sonoras de um banco de dados de arquivos de áudio com diversos instrumentos musicais e técnicas expandidas. A pesquisa apoia-se, principalmente, em três aspectos fundamentais: a) o estudo de descritores de áudio como ferramenta de análise sonora à orquestração musical assistida por computador; b) a análise de obras e procedimentos desenvolvidos por compositores que servirão de referência para o desenvolvimento de modelos de escritura e; c) a criação de estudos composicionais, nos quais serão testadas as hipóteses de orquestração. A partir do estudo sobre os descritores de áudio como ferramenta de análise, item "a", a etapa centrou-se na geração de um universo de combinações instrumentais descrito a partir de suas características sonoras. Tal procedimento auxilia a tomada de decisão relacionada à orquestração e técnicas expandidas. Com relação ao item "b", utilizamos os descritores de áudio para analisar as características sonoras das seguintes obras: o Primeiro Movimento das "Quattro Pezzi per Orchestra", de Giacinto Scelsi; as três peças solo "Guero", "Pression" e "Dal Niente - Interieur III", de Helmut Lachenmann e; "Reflexões", de Jônatas Manzolli. No que refere-se ao item "c", apresentamos um portfólio de composições musicais, cujo planejamento orquestral baseou-se no diálogo entre os resultados obtidos a partir dos estudos dos descritores de áudio com as análises das obras dos compositores de referência. Espera-se que todo o processo de pesquisa aqui reportado contribua com o desenvolvimento na área de orquestração musical assistida por computador, estabelecendo uma mescla mais refinada da diversidade sonora enquanto um método de combinação de instrumentos musicais e técnicas expandidas (AU)

Processo FAPESP: 11/23972-2 - Composição a partir de recriação timbrística com o suporte de descritores de áudio
Beneficiário:Ivan Eiji Yamauchi Simurra
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado