Busca avançada
Ano de início
Entree


Doença de Parkinson: possível envolvimento de receptores de cininas, purinas e de potencial transiente.

Texto completo
Autor(es):
Livia Mendonça Munhóz Dati
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Luiz Roberto Giorgetti de Britto; Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkader; Hudson de Sousa Buck; Roberto de Pasquale; Fulvio Alexandre Scorza
Orientador: Luiz Roberto Giorgetti de Britto
Resumo

A Doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum na população, sendo seus mecanismos estudados em modelos animais. Há evidências de que alguns sistemas de comunicação celular podem modular o desenvolvimento da DP. Os canais de potencial transiente (TRPs) e receptores purinérgicos parecem envolvidos com a neurodegeneração e podem contribuir no desenvolvimento da DP, por outro lado, as cininas parecem estar relacionadas com a neuroproteção. O objetivo deste estudo foi avaliar a expressão e o envolvimento destes receptores de membrana no modelo da DP induzida por 6-OHDA em camundongos (C57Bl/6) injetados com agonista (BK) e antagonista (HOE-140) do receptor B2, e antagonista de TRPM7 (Carvacrol); e em nocautes do receptores B2, pelas técnicas de imuno-histoquímica e Western blotting. Os dados revelaram modulação destes receptores no modelo, e neuroproteção após o bloqueio do TRPM7. Assim, podemos sugerir que todos os receptores avaliados podem estar envolvidos na indução do modelo por 6-OHDA, sendo possíveis alvos terapêuticos para a DP. (AU)

Processo FAPESP: 13/06044-0 - Doença de Parkinson: possível envolvimento de receptores de cininas, purinas e de potencial transiente.
Beneficiário:Lívia Mendonça Munhoz Dati
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado