Busca avançada
Ano de início
Entree


O Ator do teatro ao cinema: um estudo sobre apropriações

Texto completo
Autor(es):
Sabrina Tozatti Greve
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Cristian da Silva Borges; Pedro Maciel Guimaraes Junior; Luiz Fernando Ramos
Orientador: Cristian da Silva Borges
Resumo

Esta dissertação se propõe a investigar a função do ator e seu modelo de interpretação para o cinema, partindo de apropriações da pesquisa teatral. A partir do sistema de atuação criado por Konstantin Stanislavski, estabeleço uma trajetória de apropriações que se inicia concomitantemente ao desenvolvimento da linguagem cinematográfica, contemplando primeiramente a pesquisa dos cineastas russos Lev Kuleshov, Sergei Eisenstein e Vsevolod Pudovkin. Em um segundo momento, analiso como as ideias de Stanislavski chegaram nos Estados Unidos, influenciando tanto o teatro quanto o cinema americanos. A criação do Actors Studio e a formulação do \"Método\" americano de interpretação são abordadas sobretudo a partir das ideias de Elia Kazan e Lee Strasberg. Por fim, no Brasil, discorro sobre o projeto Prêt-à-Porter (1998 - 2011), criado por Antunes Filho, e sua influência na formação de toda uma geração de atores presentes na produção cinematográfica contemporânea. Nesse percurso que vai do teatro ao cinema, em certos momentos numa via de mão dupla, destaco os procedimentos que contribuíram para o processo de criação dos atores, e a forma como influenciaram sua expressão em ambas as áreas da criação artística. (AU)

Processo FAPESP: 15/06707-4 - O Ator do Teatro ao Cinema, do Cinema ao Teatro: Stanislavski, Actors Studio e Antunes Filho
Beneficiário:Sabrina Tozatti Greve
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado