Busca avançada
Ano de início
Entree


Análises químicas da mudança de cor e perfil transcricional da biossíntese de flavonoides durante o desenvolvimento floral de Tibouchina pulchra (Cham.) Cong.

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Mendes de Rezende
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Cláudia Maria Furlan; Igor Cesarino; João Paulo Fabi; Deborah Yara Alves Cursino dos Santos; Patrícia Sartorelli
Orientador: Cláudia Maria Furlan; Maria Magdalena Rossi
Resumo

A mudança de cor em flores é um fenômeno generalizado entre as angiospermas, mas pouco compreendido do ponto de vista genético e químico. Este estudo teve como objetivo investigar esse fenômeno em Tibouchina pulcha , uma espécie nativa brasileira, cujas flores mudam do branco para rosa escuro. Para alcançar o objetivo, os perfis dos compostos e de expressão de genes da via de biossíntese de flavonoides foram estudados. Utilizando técnicas hifenadas (UPLC-HRMS and NMR), trinta compostos foram quantificados e identificados, sendo: dezesseis descritos pela promeira vez em T. pulchra. Além idsso, um composto inédito foi identificado. Cinco genes que codificam para enzimas chaves da via foram parcialmente clonados, sequenciados, e os níveis de mRNA foram analisados (RT-qPCR) durante o desenvolvimento das flores. Coletivamente, os dados obtidos demonstram que a mudança de cor em flores de T. pulchra é regulada transcricionalmente. Além disso, quantificações de metais sugerem que o ion Fe3+ esteja relacionado a saturação da cor no estágio rosa escuro (AU)

Processo FAPESP: 13/10413-0 - Caracterização química da mudança da cor e perfil transcricional de genes da biossíntese de fenilpropanoides e flavonoides durante o desenvolvimento de flores de Tibouchina pulchra (Cham.) Cogn
Beneficiário:Fernanda Mendes de Rezende
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado