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As Alices alternativas de Christina Rossetti, Jean Ingelow e Juliana Horatia Ewing

Texto completo
Autor(es):
Guilherme Magri da Rocha
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Assis. 2017-02-13.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis
Data de defesa:
Orientador: Cleide Antonia Rapucci
Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma possibilidade de leitura das obras Mopsa the Fairy (1869), “Amelia and the Dwarfs” (1870) e Speaking Likenesses (1874), escritas, respectivamente, por Jean Ingelow (1820-1897), Juliana Horatia Ewing (1841-1885) e Christina Rossetti (1830-1894). Essa leitura é feita a partir de um cotejo entre esses textos e seu hipotexto em comum: Alice’s Adventures in Wonderland (1865), de Lewis Carroll (1832-1898). O enfoque metodológico para tal fundamenta-se na abordagem narratológica, e busca refletir acerca das revisões feitas por essas autoras em relação ao clássico em questão. Para melhor entendimento do contexto sociocultural em que os livros de Alice e seus hipertextos aparecem, o vitorianismo, discutimos inicialmente a “Era de Ouro da Literatura Infantil”, período que vai de 1864 até a Primeira Grande Guerra. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, percebemos a necessidade da construção de uma biobibliografia das escritoras supracitadas, uma vez que não há qualquer material em língua portuguesa sobre Ingelow e Ewing. Para a consecução de nosso objetivo, tendo em vista a importância da redescoberta de vozes não-canônicas na expansão do conceito de cânone literário, fundamentamos essa seção de nosso trabalho a partir da teoria ginocrítica de Elaine Showalter. Essa mesma abordagem é utilizada no caso de Rossetti, embora haja mais material sobre ela em nosso país. Dessa forma, podemos afirmar que esse trabalho considera os seguintes tópicos para estudo: 1. o contexto de produção dos textos de Lewis Carroll e sua confecção; 2. a investigação acerca da vida e da obra das escritoras que compõem o corpus; 3. a discussão dos volumes literários selecionados tendo em vista seu hipotexto em comum. (AU)

Processo FAPESP: 14/21627-4 - Flora, Jack e Amelia: as Alices alternativas de escritoras vitorianas
Beneficiário:Guilherme Magri da Rocha
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado