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Ensino de instrumento - violão - nos cursos de licenciatura em música: uma proposta a partir da autorregulação da aprendizagem

Texto completo
Autor(es):
Camilla dos Santos Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Fabio Scarduelli; Evely Boruchovitch; Gilson Uehara Gimenes Antunes
Orientador: Adriana do Nascimento Araujo Mendes; Fabio Scarduelli
Resumo

Os estudos recentes acerca da performance musical apontam para a necessidade de se conhecer os processos envolvidos na aquisição de conhecimento musical desde o período de formação até a vida profissional. A Autorregulação da Aprendizagem é uma abordagem que oferece uma substancial base teórica para o estabelecimento de estratégias na direção de um aprendizado mais eficiente através da a interação entre os processos sociais, cognitivos, afetivos e motivacionais. Por meio de aprofundamento no estudo da Teoria Social Cognitiva e da aplicação da Autorregulação da Aprendizagem no contexto da educação musical; aulas-laboratório oferecidas para graduandos em Educação Musical e entrevistas com Professores de Ensino Superior, esta pesquisa desenvolveu um programa de intervenção e promoção da Autorregulação baseada na adaptação PLEA de Rosário (2006) sobre o modelo de Zimmerman (1990), com o objetivo de oferecer, para além de aspectos técnico-musicais do instrumento, ferramentas didáticas que possibilitem a futura transmissão de estratégias de aprendizagem na fase profissional de educadores musicais. Organizado em Planejamento, Execução e Avaliação, o programa contempla as fases de aprendizagem promovendo no aluno a autoavaliação contínua, controle e consciência sobre todas as etapas de seu aprendizado. As considerações finais apontam para a reflexão sobre a necessidade de equipar o também professor de instrumento com estratégias de aprendizagem autorregulada, para garantir a transmissão das mesmas. Esperamos disponibilizar aos educadores que trabalham o ensino de instrumento musical tanto na graduação quanto em outros contextos, uma visão de ensino e aprendizagem que contemple a performance musical aliada à consciência e reflexão sobre os processos cognitivos e metacognitivos envolvidos no fazer musical (AU)

Processo FAPESP: 14/00219-5 - Ensino de instrumento violão nos cursos de licenciatura em música: investigação de novas abordagens através da autorregulação da aprendizagem
Beneficiário:Camilla dos Santos Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado