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Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem

Texto completo
Autor(es):
Larissa Negris de Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Data de defesa:
Membros da banca:
Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski; Vanessa Gomes da Silva; Sheila Walbe Ornstein
Orientador: Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Resumo

A educação e a sua infraestrutura física fazem parte de um sistema essencial para o desenvolvimento de um país. A arquitetura escolar deve ser um local de estímulo às atividades de ensino e aprendizagem com contribuição para a diversidade dos alunos, criatividade individual e coletiva e troca de conhecimento entre eles e professores. Compreender como este espaço é composto e a sua utilização no dia-a-dia é aspecto importante para entender como as atividades são influenciadas pela arquitetura escolar. O objetivo geral da pesquisa foi realizar um estudo da configuração espacial de edifícios educacionais. Buscou-se avaliar como a arquitetura destes edifícios ¿ os parâmetros de projeto - influencia as atividades desenvolvidas - modalidades de aprendizagem, e as relações existentes e apropriação do local. Foram realizados estudos de caso em escolas de Ensino Fundamental II localizadas no estado de São Paulo com conformações arquitetônicas diversas. A pesquisa tem caráter exploratório/descritivo, com desenvolvimento de análises tanto qualitativas (observações) como quantitativas (análises por gráficos). O conceito de Behavior Settings de Barker foi a base das observações e mapas comportamentais o método de registro destas. Os parâmetros de projeto de Nair, Fielding e Lackney foram aplicados para registrar questões espaciais. Foram observadas, ainda, a diversidade das modalidades de aprendizagem de Lippman, consideradas essenciais para apoiar uma educação de qualidade, contextualizada e almejada. Os resultados foram estruturados para análises individuais (por escolas e por conceito) e comparativas (entre escolas e conceitos). Dessa forma, foi possível criar um panorama da situação, reiterando, na prática, teorias discutidas nas tendências da arquitetura escolar. Foram feitas análises que discutem e demonstram o impacto da arquitetura das escolas (parâmetros de projeto) nas atividades realizadas em seu interior (modalidades de aprendizagem), especialmente em termos de diversidade destas. A contribuição da pesquisa consiste no avanço da compreensão do vocabulário arquitetônico de projetos educacionais, com desenvolvimento das definições dos conceitos de parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem, bem como sua caracterização de forma gráfica. A criação de ferramentas de auxílio na observação destes conceitos também é fruto deste trabalho. Pesquisas futuras podem aprofundar a análise na percepção dos usuários sobre as relações arquitetura x atividades, procurando compreender a maneira como alunos e professores utilizam os espaços escolares, considerando sua configuração física (AU)

Processo FAPESP: 16/11479-3 - Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem
Beneficiário:Larissa Negris de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado