Busca avançada
Ano de início
Entree


A agenda de pesquisa em oncologia molecular no estado de São Paulo (1971-2013)

Texto completo
Autor(es):
Renan Gonçalves Leonel da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Conceição da Costa; Léa Maria Leme Strini Velho; Janaina Oliveira Pamplona da Costa; Vera Schattan Ruas Pereira Coelho; Elizabeth Balbachevsky
Orientador: Maria Conceição da Costa
Resumo

Na primeira década do século XXI, um novo campo interdisciplinar da pesquisa biomédica conhecido por "Oncologia Molecular" se desenvolveu significativamente em alguns países industrializados, dentre eles, o Brasil. Em 1980 existiam apenas quatro artigos científicos brasileiros publicados sobre o tema em periódicos indexados no Web of Science. No fim de 2012, esse número chegou à dois mil cento e setenta e um trabalhos (2.171), evidenciando um grande avanço na área. No entanto, o desenvolvimento da pesquisa em Oncologia Molecular foi mais dinâmico nas instituições paulistas, estado em que se concentra 54% da produção científica nacional. Mas a que se deve esta concentração? Este trabalho resgata a trajetória de organização da pesquisa em Oncologia Molecular no Estado de São Paulo. O objetivo é analisar quais fatores levaram essa agenda de pesquisa a assumir uma configuração específica ¿ por um lado, em termos da evolução e distribuição do desembolso estadual com pesquisa e capacitação de recursos humanos (por área do conhecimento da FAPESP e instituição de pesquisa) e, por outro lado, em termos da disposição atual da produção científica no estado (por categoria do conhecimento do Web of Science e instituição de pesquisa). A metodologia está baseada em "pesquisa de métodos mistos", que combina (1) entrevistas semi-estruturadas com 16 pesquisadores e dirigentes de política envolvidos com o tema no plano estadual; (2) análise de base dados sobre o desembolso praticado pela FAPESP ("auxílios a pesquisa" e "bolsas no país") para a área, entre 1993-2012; (3) levantamento das publicações científicas estaduais (artigos) indexadas na base Web of Science, entre 1994-2013 e (4) pesquisa documental sobre o histórico das instituições de pesquisa que permitiram o desenvolvimento do campo no estado. O conceito de "agenda de pesquisa" contribui para uma análise situada da política científica e tecnológica, sobretudo se discutido em sua dimensão histórica e regional, identificando com maior precisão o papel dos distintos atores na configuração de um ambiente institucional para campos interdisciplinares da ciência (AU)

Processo FAPESP: 13/05368-6 - A organização da agenda de pesquisa em câncer no estado de São Paulo: uma análise da formação do campo de pesquisa em oncologia molecular (1981-2014)
Beneficiário:Renan Gonçalves Leonel da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto