Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização molecular, perfil de sensibilidade e produção de biofilme de Escherichia coli isoladas de tanques de expansão de leite bovino.

Texto completo
Autor(es):
Samea Fernandes Joaquim
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Botucatu. 2020-03-04.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Helio Langoni
Resumo

Os coliformes encontrados no leite podem ser de origem animal em casos de mastites ou provenientes de falhas na obtenção higiênica do leite. Estudos moleculares para identificação de estirpes de Escherichia coli em tanques de expansão são incipientes. Dessa maneira, o presente estudo indentificou os isolados de E. coli presentes em tanques de expansão de propriedades leiteiras, bem como genes associados a fatores de virulência, genes envolvidos na formação de biofilmes e pesquisa de genes de isolados produtores da enzima β-lactamase de espectro extendido (ESBL), além de estudos fenotípicos de multirresistência a antimicrobianos e formação de biofilmes em diferentes materiais. Foram isoladas 149 amostras de E. coli, dentre as quais, 24,2% obtiveram índice de resistência múltipla aos antimicrobianos (IRMA) >0,3. Quanto a formação de biofilmes, 42,28% dos isolados produziram em plástico de poliestireno, 21,48% em inox e 56,38% em silicone. Quanto à susceptibilidade dos produtores de biofilme ao iodo e digluconato de clorexidine, esses desinfetantes foram capazes de inibir a formação de biofilme, porém tiveram seu efeito diminuído em 25,40% das amostras após a formação do biofilme maduro. Foram detectados genes relacionados com a produção de biofilme, entretanto os genes de E. coli common pilus mostraram associação negativa com a produção fenotípica nos materiais analisados (p<0,05). Genes de E. coli extra-intestinais foram encontrados para adesinas, toxinas, sideróforos e de resistência ao soro. Não foram encontrados genes correlacionados com fatores de virulência de E. coli diarreiogênicas.Diante dos resultados obtidos, anseia-se aprofundar o conhecimento desse patógeno, a fim de possibilitar estratégias de controle para melhoria da qualidade do leite de tanques de expansão, visando à saúde pública. (AU)

Processo FAPESP: 17/07246-6 - Caracterização molecular, perfil de sensibilidade e produção de biofilme de Escherichia coli isoladas de tanques de expansão de leite bovino
Beneficiário:Samea Fernandes Joaquim
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto