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Direções do olhar: um estudo sobre as poéticas e técnicas de diretoras negras do cinema brasileiro

Texto completo
Autor(es):
Lygia Pereira dos Santos Costa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Almir Antonio Rosa; Rosane da Silva Borges; Edileuza Penha de Souza
Orientador: Almir Antonio Rosa
Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma os olhares cinematográficos de Viviane Ferreira, Everlane Moraes, Glenda Nicácio e Renata Martins, diretoras negras do cinema brasileiro, inscrevem-se no jogo da política que nos organiza enquanto corpo social. A partir de entrevistas semiestruturadas e da análise (numa perspectiva estética, formal e histórica) de nove filmes dirigidos por elas, observamos que, para pensar o audiovisual proposto por essas criadoras é necessária a construção de uma gramática visual, onde caibam as afrofabulações, presenças, perspectivas éticas e outros elementos poéticos e técnicos, ancorados no paradigma epistemológico afro-brasileiro, e que muitas vezes vão além do que o olho - humano ou maquínico - consegue ver. Como resultado surgem narrativas que expandem as noções de realidade, de liberdade e de possibilidades de existência. No mundo ocidental, a visão foi consagrada como sentido privilegiado e as imagens técnicas (criadas pela fotografia, cinema, televisão, entre outros) alteraram significativamente as relações interpessoais, assim como a forma como vemos e somos vistos. As imagens passaram a ter uma dimensão política e a inscreverem imaginários, valores, signos e comportamentos. Ao longo da história do audiovisual, em países da diáspora africana, observa-se um fator em comum: a ausência de experiências de mulheres negras e/ou o uso recorrente de estereótipos em torno delas. No Brasil, tanto nas produções audiovisuais, quanto nas reflexões teóricas, há um processo de desumanização dos sujeitos negros e de apagamento das nossas múltiplas formas de viver. Entretanto, frente a estrutura social racista, surgem diretoras, roteiristas, e outras profissionais negras no audiovisual que desafiam essas imagens, e que têm buscado construir uma nova cinematografia, onde a multiplicidade e complexidade da experiência negra toma as telas. (AU)

Processo FAPESP: 18/12114-4 - Mulheres negras que fazem audiovisual: um estudo sobre a formação do olhar criativo de realizadoras negras e suas produções
Beneficiário:Lygia Pereira dos Santos Costa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado