Adorno/Bartók: Analise e Material musical em Theodor W. Adorno
Olhares vertiginosos nas reformulações da história: o primitivo, o selvagem e o ...
Minimalismo como meridiano entre a arte moderna e contemporânea
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Autor(es): |
Raquel Patriota
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Data de defesa: | 2021-06-07 |
Membros da banca: |
Marcos Nobre;
Eduardo Soares Neves Silva;
Rosa Gabriella de Castro Gonçalves;
Taisa Palhares;
Fábio de Souza Andrade
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Orientador: | Marcos Nobre |
Resumo | |
Esta pesquisa pretende discutir transformações na noção de "arte moderna" ao longo dos escritos estéticos de Theodor Adorno. Nossa hipótese é a de que a obra tardia de Adorno traz à tona uma teoria da arte moderna que difere dos pressupostos de seus primeiros escritos, sobretudo em virtude do diagnóstico de uma expansão do próprio conceito de arte, que fundamentará sua concepção de imbricação [Verfransung] das artes. Nos textos de um primeiro período – consideraremos aqueles elaborados até o final da década de 1940 –, o filósofo compreende como moderna a arte "mais avançada" no que diz respeito ao domínio técnico dos materiais; já a partir dos anos 50 – adotamos o texto "O envelhecimento da nova música" como marco do período – Adorno teria visto seu quadro teórico anterior entrar em descompasso com as tendências artísticas então mais recentes, principalmente em virtude da expansão dos meios artísticos. Seus primeiros estudos, conforme nossa pesquisa, se engajam sobretudo com a obra de Schoenberg e com uma análise da particularidade da forma literária kafkiana, além de tecer considerações sobre a diferença entre modernidade artística e cultura de massa; já em sua obra tardia, Adorno reconhece o "envelhecimento" da nova música e analisa as consequências do serialismo desenvolvido pela Escola de Darmstadt, além de mensurar o desdobramento de uma crise no próprio sentido de arte – expressa pela obra literária de Samuel Beckett –, e rever suas anteriores considerações sobre produtos da cultura de massa que antes estavam às margens de sua estética, como é o caso do cinema. O estudo dessas mudanças no pensamento do filósofo deve contribuir com a elucidação das configurações históricas que moldaram sua estética (AU) | |
Processo FAPESP: | 16/00472-8 - Theodor Adorno e a construção do modernismo artístico |
Beneficiário: | Raquel Patriota da Silva |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |