Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito do treinamento físico aeróbico sobre a via do sistema renina-angiotensina em modelo genético de insuficiência cardíaca

Texto completo
Autor(es):
Marcelo Gomes Pereira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Patricia Chakur Brum; Fabiana de Sant'Anna Evangelista; Tais Tinucci
Orientador: Patricia Chakur Brum
Resumo

Os efeitos do treinamento físico aeróbio sobre o sistema renina-angiotensina cardíaco (SRA) foram avaliados em camundongos com insuficiência cardíaca (IC) e em seus respectivos controles (WT). O treinamento físico foi conduzido em esteira rolante (8 semanas, 5 x/sem, 60 min por dia). A tolerância à realização de esforço físico, e análises estruturais e funcionais cardíacas foram avaliadas. Os camundongos apresentaram disfunção cardíaca e fibrose associadas ao aumento na expressão de angiotensina II cardíaca e ao aumento na atividade da enzima conversora de angiotensina cardíaca (ECA). O treinamento físico aeróbio reduziu os níveis de angiotensina II e de ECA cardíaca para os mesmos valores apresentados pelo grupo controle. Além disso, elevou a expressão da ECA2 cardíaca, preveniu a intolerância à realização de esforço físico e a disfunção cardíaca, com pouco impacto sobre o remodelamento cardíaco (AU)

Processo FAPESP: 06/57164-1 - Efeito do treinamento fisico aerobio sobre a via classica do sistema renina angiotensina na cardiomiopatia induzida por hiperatividade simpatica.
Beneficiário:Marcelo Gomes Pereira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado