Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito das concentrações das vitaminas (séricas e da dieta) e do polimorfismo MTHFR C677T na taxa de metilação global do DNA durante o período gestacional

Texto completo
Autor(es):
Ananka Midori Kubota
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ)
Data de defesa:
Membros da banca:
Elvira Maria Guerra Shinohara; Maria Stella Figueiredo; Nancy Starobinas
Orientador: Elvira Maria Guerra Shinohara
Resumo

A cobalamina (vitamina B12) e o ácido fólico são nutrientes essenciais para síntese de DNA, metionina e S-adenosilmetionina (SAM). A SAM é uma potente doadora de grupo metil necessário nas reações de metilação do DNA. Deficiências dessas vitaminas podem comprometer as concentrações da SAM e, indiretamente, a metilação do DNA. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito das concentrações de vitaminas (no sangue e na dieta), metabólitos (no soro) e do polimorfismo MTHFR C677T na taxa de metilação global do DNA. Participaram do estudo 103 gestantes, das quais foram colhidas amostras de sangue nas idades gestacionais de 16, 28 e 36 semanas. Foram realizadas as determinações dos valores de folato eritrocitário, e das concentrações séricas de folato, cobalamina, vitamina B6, homocisteína (tHcy), metionina, ácido metilmalônico (MMA), SAM e S-adenosilhomocisteína (SAH), além genotipagem para o polimorfismo MTHFR C677T por PCR-RFLP. A taxa de metilação global do DNA foi avaliada indiretamente por reação de extensão usando [3H]dCTP. Para avaliação nutricional foi aplicado um inquérito recordatório de 24 horas no dia de cada coleta. Devido ao uso de suplementação com ácido fólico e/ou polivitamínicos, as participantes foram classificadas em quatro grupos: grupo 1 (50 gestantes que não usaram suplementação); grupo 2 (14 mulheres que fizeram uso de suplementos nas três idades gestacionais); grupo 3 (21 participantes que usaram suplementação até a 16ª semana de gravidez) e grupo 4 (10 gestantes que utilizaram suplementação nas idades gestacionais de 16 e 28 semanas apenas). A taxa de metilação global do DNA foi menor na 28ª semana de gravidez quando comparada àquelas encontradas nas 16 e 36ª semanas em todos os grupos estudados. No grupo 1, as seguintes variáveis: concentrações de folato eritrocitário, vitamina B6 sérica, MMA, SAM, creatinina, vitamina B6 da dieta, proteínas de carnes (dieta), idade gestacional de 36 semanas e o genótipo CT + TT do polimorfismo MTHFR C677T foram associadas com a taxa de metilação do DNA, bem como as interações entre os genótipos CT + TT e folato eritrocitário ou sérico ou SAM; entre folato sérico e vitamina B6; entre creatinina e MMA ou vitamina B6 da dieta, e entre SAM e proteínas de carnes da dieta. As interações entre: 1 - menores concentrações de folato sérico e baixa ingestão de ácido fólico; 2 - maiores concentrações de MMA e baixa ingestão de vitamina B6; 3 - idade gestacional de 36 semanas e genótipo CT + TT do polimorfismo C677T no gene MTHFR foram associadas ao maior risco de apresentar menores taxas de metilação global do DNA no grupo 1. (AU)

Processo FAPESP: 06/53098-4 - Efeito das concentracoes das vitaminas (sericas e da dieta) e do polimorfismo mthfr c677t na taxa de metilacao global do dna durante o periodo gestacional.
Beneficiário:Ananka Midori Kubota
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado