Busca avançada
Ano de início
Entree


Interação de Leptospira interrogans com o sistema proteolítico plasminogênio/plasmina: análise, caracterização e possíveis implicações na infecção.

Texto completo
Autor(es):
Mônica Larucci Vieira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ana Lucia Tabet Oller do Nascimento; Regina Lúcia Baldini; Fernanda Faria; Marina Baquerizo Martinez; Ana Marisa Chudzinski Tavassi
Orientador: Ana Lucia Tabet Oller do Nascimento
Resumo

A leptospirose é uma zoonose causada por bactérias patogênicas do gênero Leptospira. Apesar de sua importância, a patogênese e virulência permanecem não elucidadas. As leptospiras não apresentam proteases conhecidas de degradação de matriz extracelular, atividade crucial para a penetração e disseminação nos hospedeiros. Assim, foi proposta a investigação da interação de leptospiras com plasminogênio/plasmina e as implicações para a infecção. As leptospiras capturam plasminogênio na superfície, e este é convertido à plasmina por ativadores do hospedeiro. A plasmina associada propicia degradação de componentes de matriz extracelular, habilidade de penetração e evasão imune. Adicionalmente, as leptospiras estimulam a expressão de ativadores de plasminogênio e metaloproteases de matriz. Os resultados contribuem para o conhecimento do processo infeccioso das leptospiras, descrevendo um novo mecanismo de patogenicidade. (AU)

Processo FAPESP: 08/54898-0 - Interacao de leptospira interrogans com o sistema proteolitico plasminogenio/plasmina: analise, caracterizacao e possiveis implicacoes na infeccao.
Beneficiário:Mônica Larucci Vieira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado