Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito imunomodulatório do Tnp, um peptídeo isolado do veneno de Thalassophryne nattereri na encefalomielite autoimune experimental.

Texto completo
Autor(es):
Evilin Naname Komegae
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Carla Lima da Silva; Mônica Valdyrce dos Anjos Lopes Ferreira; Soniza Vieira Alves Leon; Caden Souccar; Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni
Orientador: Carla Lima da Silva
Resumo

Diante da ausência de tratamentos eficazes para a esclerose múltipla (EM) e sabendo que compostos animais têm sido usados como protótipos para o desenvolvimento de novas drogas, avaliamos o efeito do Tnp, um peptídeo cíclico inédito e com potencial antiinflamatório derivado do veneno de Thalassophryne nattereri, na encefalomielite autoimune experimental (EAE), um modelo representativo da EM. Demonstramos que o Tnp em distintos esquemas de tratamento por mecanismos também dependentes de IL-10 consegue diminuir a intensidade dos sintomas clínicos e adiar o pico de aparecimento dos sintomas graves na EAE por suprimir DC convencionais e propiciar DC plasmocitóides; por bloquear a infiltração de leucócitos e a reativação de clones Th1, Th17, microglia e macrófagos no SNC; por favorecer o aumento de células reguladoras e ainda por ultrapassar a BHE e alcançar o órgão alvo. O Tnp atenua a neuroinflamação e previne a desmielinização, refletindo assim na melhoria dos sinais clínicos na EAE, tornando-se um importante candidato para o tratamento da EM. (AU)

Processo FAPESP: 10/51130-3 - Efeito antiinflamatorio das natterinas e do peptideo tnp, isolados do veneno de thalassophryne nattereri, em um modelo de ancefalomielite autoimune experimental.
Beneficiário:Evilin Naname Komegae
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado