Busca avançada
Ano de início
Entree


Fisiologia de linhagens de Saccharomyces cerevisiae isoladas de biomas brasileiros: novos olhares sobre a biodiversidade e aspectos relevantes para aplicações industriais.

Texto completo
Autor(es):
Felipe Baratho Beato
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Andreas Karoly Gombert; Sandra Regina Ceccato Antonini; Aldo Tonso
Orientador: Andreas Karoly Gombert
Resumo

Durante a produção industrial de etanol combustível, as linhagens comerciais de Saccharomyces cerevisiae introduzidas no processo são naturalmente substituídas por linhagens selvagens, cuja origem é desconhecida. Com os objetivos de entender melhor esta questão, de se saber mais sobre o habitat natural de S. cerevisiae, e também na busca de fenótipos de interesse para aplicações industriais, avaliamos neste estudo características fisiológicas e genéticas de 14 linhagens selvagens de S. cerevisiae isoladas de Mata Atlântica e Cerrado brasileiros. Cultivos foram realizados em condições padrão de laboratório, sem ou com estresses térmico, ácido ou etanólico e também em condições similares às usadas na indústria. Como principal resultado, a linhagem S. cerevisiae UFMG-CM-Y257 apresentou alta velocidade específica de crescimento (0,57 ± 0,02 h-1), alto rendimento em etanol (1,65 ± 0,02 mol etanol mol hexose-equivalente-1), alta produtividade em etanol (0,19 ± 0,00 mol L-1 h-1), alta tolerância ao ácido acético (10 g L-1) e à alta temperatura (40 oC). (AU)

Processo FAPESP: 13/17859-4 - Fisiologia do crescimento em biorreator de linhagens de Saccharomyces cerevisiae isoladas de biomas brasileiros
Beneficiário:Felipe Baratho Beato
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado