Busca avançada
Ano de início
Entree


Papel dos receptores inatos TLR na formação de memória humoral e linfócitos B de longa vida: ação das proteases natterinas, toxinas majoritárias do veneno de Thalassophryne nattereri.

Texto completo
Autor(es):
Evilin Naname Komegae
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Carla Lima da Silva; Irene Fernandes; Claudio Romero Farias Marinho
Orientador: Carla Lima da Silva
Resumo

A contribuição de células B para a memória imunológica se dá por duas distintas populações: células B de memória e células produtoras de anticorpos de longa vida (ASC). A inter-relação entre estas células bem como os mecanismos envolvidos para a manutenção destas tem sido pouco entendida. O veneno de Thalassophryne nattereri tem se mostrado capaz de induzir uma intensa resposta imune de memória. Nós avaliamos o efeito das Natterinas, que são as toxinas majoritárias e inéditas, na indução e manutenção da resposta imune de memória de células B. Este estudo, além de permitir um maior esclarecimento da resposta humoral de memória induzida pelo veneno do peixe T. nattereri, permitiu o estudo da complexa organização do compartimento de células B de memória e ASCs. Também evidenciamos a importância da atividade proteásica para a manutenção da cronicidade de resposta de células B no peritônio, no baço e na medula, como verificamos que a ativação de receptores inatos como osTLRs é decisiva para a geração e manutenção de ASCs B220pos/neg em resposta às Natterinas, dependentes das vias de sinalização MyD88 ou TRIF. Estas sinalizações controlam a magnitude, a qualidade e a longa duração da resposta humoral de memória. (AU)

Processo FAPESP: 08/51527-0 - Avaliação do efeito das natterinas, toxinas majoritárias do veneno de Thalassophryne natteri, na indução de resposta de memória e diferenciação de linfócitos B
Beneficiário:Evilin Naname Komegae
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado