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As estratégias de regulação da motivação e da emoção de estudantes de cursos de formação de professores

Texto completo
Autor(es):
Sofia Pellisson
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Evely Boruchovitch; José Aloyseo Bzuneck; Acácia Aparecida Angeli dos Santos
Orientador: Evely Boruchovitch
Resumo

A autorregulação da aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo gerencia seus pensamentos, sentimentos e comportamentos visando atingir uma determinada meta. A motivação e a emoção são variáveis presentes no processo autorregulatório e a capacidade de regulá-las está associada ao sucesso escolar e acadêmico dos estudantes. A regulação da motivação refere-se às ações empreendidas no sentido de iniciar, manter ou reforçar o nível de motivação para começar ou completar uma tarefa. Já a regulação da emoção diz respeito aos processos de monitoramento, avaliação e modificação das reações ou estados emocionais. Apesar de serem componentes fundamentais da aprendizagem autorregulada, são pouco estudadas no âmbito nacional, sobretudo entre aqueles que aspiram a ser professores. Assim, a presente pesquisa, de caráter descritivo-correlacional, teve como objetivo identificar as estratégias de regulação da motivação e da emoção de 295 estudantes de licenciaturas diversas de uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo, Brasil, e investigar possíveis relações entre as estratégias de regulação da motivação e da emoção e as variáveis demográficas (gênero e idade) e de vida acadêmica (semestre, turno de curso, curso e áreas de conhecimento dos cursos) desses participantes. Buscou-se ainda verificar se as características demográficas e de vida acadêmica seriam preditoras do relato do uso dessas estratégias e se as estratégias de regulação da emoção relatadas seriam preditoras das estratégias de regulação da motivação ou vice-versa. Os dados foram coletados on-line por meio de três instrumentos: um questionário de caracterização da amostra e duas escalas do tipo Likert, a Escala de Avaliação das Estratégias de Regulação da Motivação de Alunos Universitários e a Escala de Estratégias de Regulação Emocional para Adultos. Os dados foram analisados quantitativamente pelos procedimentos de estatística descritiva e inferencial. Os resultados mostraram que os participantes reportaram utilizar estratégias para regular a motivação e a emoção. Emergiram diferenças estatisticamente significantes entre o relato de uso das estratégias de regulação da motivação e o gênero, a idade, o semestre e a área de conhecimento dos estudantes. Verificaram-se também diferenças estatisticamente significantes entre as estratégias de regulação da emoção reportadas e o gênero, o semestre, o turno de curso, o curso e a área de conhecimento dos alunos. Ainda, o gênero e a idade foram preditoras do relato de algumas estratégias de regulação da motivação. O gênero, a área de conhecimento e o semestre de curso foram também preditores do relato das estratégias de regulação de algumas emoções. Correlações entre as estratégias de regulação da motivação e da emoção mencionadas pelos estudantes foram encontradas. Observou-se que o relato de uso das estratégias de regulação das emoções negativas e da raiva foram preditores do relato de uso de algumas estratégias de regulação da motivação. Espera-se que os resultados possam contribuir para nortear intervenções que fomentem o uso de estratégias de regulação da motivação e da emoção entre futuros professores. O conhecimento de estratégias e habilidades autorregulatórias pode beneficiá-los não só como estudantes universitários, mas também em sua futura prática docente, para que possam ensiná-las aos seus alunos (AU)

Processo FAPESP: 19/24883-5 - As estratégias de regulação da motivação e da emoção de estudantes de cursos de formação de professores
Beneficiário:Sofia Pellisson
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado