Busca avançada
Ano de início
Entree


Hydrothermal pretreatment based on unitary and sequential semi-continuous flow reactor configurations for the recovery of jabuticaba peel bioproducts (Myrciaria caulifora): Pré-tratamento hidrotérmico baseado em configurações em reator unitário e sequencial de fluxo semicontínuo para a recuperação de biocompostos da casca da jabuticaba (Myrciaria cauliflora)

Texto completo
Autor(es):
Tiago Linhares Cruz Tabosa Barroso
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos
Data de defesa:
Membros da banca:
Tânia Forster Carneiro; Ítalo Waldimiro Lima de França; Maria Thereza de Moraes Gomes Rosa
Orientador: Maurício Ariel Rostagno; Tânia Forster Carneiro
Resumo

A valorização do subproduto do processamento agroindustrial da jabuticaba (Myrciaria cauliflora) foi estudada por pré-tratamento hidrotérmico. A gestão desses subprodutos é de interesse crescente, pois eles podem conter componentes valiosos que podem ser aproveitados para diversas finalidades. Este estudo avaliou a configuração em reator unitário e um novo processo composto por dois reatores de fluxo sequencial. Ambos os sistemas foram operados a 15 MPa, vazão de água de 5 mL min-1 e alimentação de 10 g de casca de jabuticaba em cada reator. Para o processo em reator unitário foi avaliada as temperaturas de 60, 135 e 210 °C, para o processo sequencial através da variação das mesmas temperaturas usando um planejamento de experimento (DOE). Para a configuração em reator unitário os resultados demonstram que a frutose e a glicose foram os açúcares com maior concentração em todos os tratamentos analisados. A arabinose e a celobiose foram obtidas apenas em temperaturas mais altas (acima de 130 °C), demonstrando que foram liberadas a partir da hidrólise de polissacarídeos. O maior rendimento de cianidina-3-glicosídeo (1,88 mg g-1) foi obtido a 60 °C. Os tratamentos a 135 e 210 °C promoveram a degradação do cianidina-3-glicosídeo, levando a rendimentos inferiores a 0,05 mg g-1. A 60 °C foi possível recuperar 74,18 mg g-1 de glicose, 103,77 mg g-1 de frutose, 30,75 mg g-1 de ácido cítrico e 1,88 mg g-1 de cianidina-3-glicosídeo, sem a presença de furfural e 5-hidroximetilfurfural. No processo em reatores sequenciais, os resultados mostraram que os dois reatores sequenciais a 135 °C seguido de 60 °C aumentaram os monossacarídeos (160,74 mg g-1), a extração de cianidina-3-glicosídeo (0,78 mg g-1) e os compostos fenólicos totais (0,58 mg g-1). A formação de inibidores esteve mais evidente nos dois reatores sequenciais a 210 °C. A configuração proposta em reatores sequenciais permitiu resultados promissores, contudo, ainda necessita de mais ajustes dos parâmetros operacionais para alcançar maiores rendimentos. Os resultados demonstraram que o pré-tratamento hidrotérmico é uma tecnologia ecológica promissora para recuperar açúcares, ácidos orgânicos e antocianinas de subprodutos da jabuticaba em uma estrutura de economia circular (AU)

Processo FAPESP: 20/16248-5 - Purificação de extratos de resíduos de jabuticaba por adsorventes e biochar usando tecnologia supercrítica
Beneficiário:Tiago Linhares Cruz Tabosa Barroso
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado