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O programa de necessidades da arquitetura escolar e o auxílio da realidade aumentada

Texto completo
Autor(es):
Larissa Negris de Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Data de defesa:
Membros da banca:
Daniel de Carvalho Moreira; Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski; Frederico Braida Rodrigues de Paula; Nubia Bernardi; Arivaldo Leão de Amorim
Orientador: Daniel de Carvalho Moreira
Resumo

O programa arquitetônico é a etapa inicial do processo de projeto. Nessa fase estão concentradas definições de prioridades, regras, funções e tipos de relações existentes com uma análise aprofundada do contexto, necessidades e objetivos. Os arquitetos são responsáveis por estruturar essas informações graficamente. Apesar do uso de métodos tradicionais de desenho permanecer importante como habilidade dos arquitetos, a introdução de tecnologias computacionais desde etapas iniciais do projeto é uma oportunidade para explorar aplicações ainda não consideradas. Uma das formas de aproximar a visibilidade da informação arquitetônica, no geral, dos arquitetos é através do uso de tecnologias imersivas como a Realidade Virtual e Aumentada (RVA). A RA especificamente permite a coexistência da interação entre os meios virtual e real, e esse estudo considera que há o potencial para ampliar seu uso. Ainda assim, o programa é geralmente negligenciado na maior parte das análises computacionais, em especial no âmbito de RVA; tanto pesquisas quanto a prática se concentram majoritariamente na apresentação e representação de espaços projetados ou materializados. Em fases iniciais, representações gráficas incluem apenas formas abstratas, diagramáticas ou pré-arquitetônicas, contrastando com etapas de projeto nas quais o foco se encontra no estudo e na definição da forma geométrica. A abordagem principal da pesquisa é a associação entre métodos tradicionais aplicados graficamente no programa e os benefícios de um projeto digital ao trabalhar com complexidade de dados de uma forma sistemática e integrada. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a representação gráfica do programa arquitetônico e verificar sua inclusão em RA. Para tanto, indica-se a utilização de Parâmetros de Projeto escolares (PPs), que geraram elementos básicos (EBs) tridimensionais, como forma de limitar o escopo da pesquisa. A metodologia de Design Science Research (DSR) estruturou-se em estudos de linguagem visual. Os resultados advindos de avalições de uso dizem respeito dados quantitativos de perfil dos usuários e análises qualitativas combinando esse fator com a utilização da ferramenta e informações sobre o conhecimento prévio de RVA e outros softwares digitais 3D. Foi possível também quantificar a carga de trabalho (NASA-TLX) na utilização do aplicativo, instalado em tablets, o que demonstrou maior demanda mental. A necessidade de reconhecimento de conceitos e sua aplicação, com suas regras de manuseio específicos, foi uma das maiores demandas dos usuários. Por outro lado, a performance foi o indicador com menor pontuação, o que demonstra que a utilização do artefato para executar a tarefa possui baixos níveis de estresse. Conclui-se que essa pesquisa auxiliou na proposição e desenvolvimento de um novo método de abordagem a etapa de programa de necessidades, contribuição essencialmente voltada a concepção arquitetônica. Com base em elementos gráficos e tecnológicos já existentes, uma percepção remodelada dessa etapa foi proposta, o que foi reconhecido pelos usuários. A inclusão de tais dados em RA destaca a importância da atualização da abordagem ao programa arquitetônico, desenvolvendo novas formas de abstração e representação gráfica dentro de um contexto digital, abrindo caminhos de conexão tecnológica entre fases iniciais e posteriores do projeto (AU)

Processo FAPESP: 18/15863-8 - O programa de necessidades na arquitetura escolar e o auxílio da realidade aumentada
Beneficiário:Larissa Negris de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado