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Retemperando o drama: convenção e inovação segundo a crítica teatral dos anos 1890

Texto completo
Autor(es):
Vanessa Cristina Monteiro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Orna Messer Levin; André Luís Gomes; Walter Lima Torres Neto; João Roberto Gomes de Faria; Jefferson Cano
Orientador: Orna Messer Levin
Resumo

Esta tese visa a realizar uma análise da crítica teatral, publicada nos jornais fluminenses entre 1890 e 1900, perante as tensas discussões acerca da "decadência" do teatro nacional no meio intelectual brasileiro e as inovações deflagradas no âmbito da literatura dramática, em especial o gênero do drama. O tema da "decadência" do teatro nacional encontra-se, de certa maneira, relacionado ao advento da nova dramaturgia que despontou no fin de siècle, uma vez que ambos referem-se ao gênero "sério", representado pelo drama. Intelectuais e literatos como Artur Azevedo, Oscar Guanabrino, Valentim Magalhães, Luís de Castro, Urbano Duarte, entre outros, escreveram e opinaram sobre os dramas de autores considerados reformadores (Henrik Ibsen, Hermann Suderman, Ivan Turguêniev), por meio das montagens exibidas nos principais teatros fluminenses no período. Além disso, este estudo propõe traçar um perfil geral da crítica teatral jornalística, levando em conta as variações e transformações sofridas por esse tipo de texto (mais propriamente o gênero) na virada do século XIX para o XX, a partir de uma coletânea de resenhas de espetáculos do chamado gênero "sério (AU)

Processo FAPESP: 05/59619-3 - Crítica e críticos teatrais na virada do século (1890 – 1920)
Beneficiário:Vanessa Cristina Monteiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado