Busca avançada
Ano de início
Entree


Proposta de um controlador difuso Takagi-Sugeno com desempenho H \'INFINITO\' para regulagem da marcha lenta em motores de ciclo Otto

Texto completo
Autor(es):
Carlos Eduardo Milhor
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos
Data de defesa:
Membros da banca:
Luis Carlos Passarini; Alvaro Costa Neto; Edilson Reis Rodrigues Kato; Afonso Lopes; Carlos Magno de Oliveira Valente
Orientador: Luis Carlos Passarini
Resumo

Propõe-se um controlador difuso Takagi-Sugeno com índice de desempenho H \'INFINITO\' para regulagem da marcha lenta em motores de ciclo Otto. Obtém-se uma representação difusa do motor de ciclo Otto operando em marcha lenta. Esse modelo é utilizado para a síntese do controlador. O controlador difuso com desempenho H \'INFINITO\' é projetado para rejeitar o efeito de distúrbios de cargas externas sobre a rotação do motor em regime de marcha lenta. As ações de controle, posição da borboleta de aceleração e ponto de ignição, são limitadas a uma faixa de operação específica para a marcha lenta. O controlador projetado apresenta ação de controle por realimentação de estados. Os ganhos de realimentação para cada regra do controlador difuso são obtidos a partir de um problema de otimização formulado através de LMIs. (AU)

Processo FAPESP: 02/14213-1 - Implementacao de um controlador para regulagem da marcha lenta de motores de combustao interna ciclo otto.
Beneficiário:Carlos Eduardo Milhor
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado