Busca avançada
Ano de início
Entree


Regeneração da medula espinhal de ratos adultos após a inoculação de células de Schwann em presença do fator neurotrófico derivado de células Gliais (GDNF). Análise comportamental e celular.

Texto completo
Autor(es):
Ricardo José de Almeida Leme
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Gerson Chadi; Dania Emi Hamassaki; Andre Fabio Kohn; Francesco Langone; Maria da Graça Naffah Mazzacoratti
Orientador: Gerson Chadi
Resumo

Células de Schwann (CS) cultivadas a partir de nervo ciático de ratos foram enxertadas, associadas ou não ao fator de crescimento derivado de células gliais (GDNF), em ratos adultos submetidos à transecção total da medula espinhal (T11). Análises do comportamento motor do 1º ao 3º mês pós-operatório e do crescimento de fibras nervosas imunorreativas no epicentro do enxerto ao término deste período mostraram: melhora temporal dos parâmetros motores superior nos grupos que receberam CS, que foi potencializada na presença do GDNF; aumento na quantidade de axônios nos grupos que receberam CS, efeito potencializado na presença do GDNF. Em outro experimento, as reatividades astrocitária, microglial e do fator neurotrófico bFGF astrocitário foram avaliados na medula espinhal parcialmente transectada de ratos, 1 semana e 3 meses após a cirurgia. Ativação astrocitária e microglial e maior intensidade de bFGF nas substâncias branca e cinzenta foram encontradas em toda a extensão da medula, fatos relacionados ao processo local de cicatrização e fenômenos tróficos e plásticos à distância. (AU)

Processo FAPESP: 99/01308-0 - Analise da regeneracao da medula espinhal apos enxertos de nervos ou inoculacao de celulas de schwann em presenca do fator neurotrofico derivado das celulas gliais.
Beneficiário:Ricardo Jose de Almeida Leme
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado