Busca avançada
Ano de início
Entree


Regulação da via de sinalização de TGF-b pelo microRNA miR- 146b-5p no câncer de tiróide.

Texto completo
Autor(es):
Murilo Vieira Geraldo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Edna Teruko Kimura; Maria Luiza Morais Barreto de Chaves; Alison Colquhoun; Joao Roberto Maciel Martins; Ileana Gabriela Sanchez de Rubio
Orientador: Edna Teruko Kimura
Resumo

MicroRNAs são pequenos RNAs não codificadores de proteínas envolvidos na regulação pós-transcricional da expressão gênica. Análises de expressão em larga escala identificaram aumento da expressão de miR-146b-5p no carcinoma papilífero (PTC), o subtipo mais prevalente do câncer de tiróide. Uma análise in silico apontou SMAD4, um membro da via de sinalização de TGFbeta, como potencial alvo de miR-146b-5p. A via de TGFbeta é uma via inibitória da proliferação da célula folicular, contudo o mecanismo de escape do sinal inibitório de TGFbeta pela célula tumoral tiroideana permanence não esclarecido. A expressão de miR-146b-5p em linhagem normal PCCL3 diminuiu os níveis de SMAD4, conferindo resistência ao sinal anti-proliferativo de TGFbeta e aumentando a proliferação celular. A inibição de miR-146b-5p em linhagens de PTC aumentou os níveis de SMAD4, restaurou a resposta ao sinal anti-proliferativo de TGFbeta, diminuindo a proliferação celular. Os dados obtidos neste trabalho revelam o papel oncogênico de miR-146b-5p como um regulador negativo da via de TGFbeta. (AU)

Processo FAPESP: 07/51927-6 - REGULACAO DA VIA DE SINALIZACAO DE TGF-B PELO microRNA miR - 146b-5p NO CANCER DE TIROIDE.
Beneficiário:Murilo Vieira Geraldo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado