Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito da administração aguda de iodo na regulação da expressão do gene do co-transportador de sódio-iodeto (NIS) - estudo in vivo e in vitro.

Texto completo
Autor(es):
Caroline Serrano do Nascimento
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Tereza Nunes; Janete Maria Cerutti; Edna Teruko Kimura
Orientador: Maria Tereza Nunes
Resumo

O iodo em excesso promove o efeito Wolff-Chaikoff. Oligominerais já foram descritos como potenciais reguladores da expressão de proteínas. Tornou-se interessante avaliar se o iodo interferiria com a expressão do mRNA da NIS, em curtos períodos de tempo. Foram realizados, em ratos e células (de 30 min24h), estudos de expressão, comprimento de cauda poli-A e recrutamento para polissomos, do mRNA de NIS. Observou-se, in vivo e in vitro, que o excesso de iodo promoveu diminuição da expressão e do comprimento da cauda poli-A do mRNA de NIS, em todos os períodos estudados, além de promover menor recrutamento deste mRNA para os polissomos. A diminuição da cauda poli-A do mRNA de NIS pode ter aumentado sua instabilidade/degradação e também ter sido responsável por uma menor eficiência de tradução deste transcrito. Conclui-se que: (a) o iodo regula pós-transcricionalmente a expressão gênica da NIS, sendo fundamental nos processos que norteiam o efeito Wolff-Chaikoff e (b) oligoelementos têm relevância na regulação da expressão de proteínas relacionadas ao seu transporte. (AU)

Processo FAPESP: 06/52829-5 - Efeito da administracao aguda de iodo na regulacao transcricional e pos-transcricional do gene do co-transportador de sodio/iodeto (nis) - estudo in vivo e in vitro.
Beneficiário:Caroline Serrano Do Nascimento
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado